sexta-feira

Sejam bem vindos

Já começaram a chegar a Vila de Rei e têm uma missão difícil: devolver à vida um concelho desertificado, envelhecido, parado. A ideia de trazer imigrantes para um país que precisa tanto de gente nova parece-me excelente. Trazer para Portugal pessoas que nos seus países de origem têm condições de vida difíceis é, sem dúvida, bom para essas pessoas mas também para todos nós que cá estamos. Se os imigrantes forem plenamente integrados na sociedade, em termos de direitos e deveres, Portugal ganha mão de obra nas áreas onde ela escasseia, ganha contribuintes para a sua anémica segurança social, ganha gente quantas vezes com elevada formação académica.
A imigração ilegal só enriquece os patrões sem escrúpulos. Imigrantes de pleno direito enriquecem toda a sociedade. Aguardo com expectativa a evolução da experiência de Vila de Rei. Espero sinceramente, que não fique prejudicada por eventuais sentimentos xenófobos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sei que no fim vou ser apelidado de xenófobo, mas se este seres humanos aceitam vir para uma terra onde vão ganhar menos do ordenado mínimo que aqui se pratica, no fundo não estarão a tirar emprego aos nativos?... E nós, os nativos, iremos emigrar depois para onde? Nem no Canadá nos querem mais! Caramba, mas o Brasil não é uma terra rica em recursos naturais? Como aceitam eles virem para esta miséria de país que é Portugal? Nem petróleo nós temos... Se fossem úteis no Brasil acham que viriam para Portugal? E triste é haver quem fique contente com o facto de termos 500 mil emigrantes entre nós e 500 mil desempregados...