terça-feira

Lisboa: Esquerda, Direita?

Primeiro Pedro Santana Lopes versus António Costa: muito barulho, muita picardia, a lembrar as guerras da Faculdade de Direito, que ambos frequentaram em tempos diferentes... Santana tem trunfos de obra, Costa tem trunfos de candidatura.
Pareciam não estar a falar da mesma cidade!
A memória, já se sabe, é curta. A opção de voto pode ser decidida entre o medo a Santana ou a popularidade de Santana. Ele, foi lembrando que vai aos bairros sociais - distribuir 'bacalhaus' e, quem sabe, beber umas minis... - não é homem de gabinete (sic). Costa diz que arrumou a casa, que sobretudo precisa de pequenos arranjos - coisas que mudem a vida diária dos que cá vivem. Em quase todos os assuntos, Costa e Santana têm pontos de vista diferentes, soluções distintas para Lisboa.
Na SICNotícias, os comentadores analisaram. Foi então que adormeci.

Coisas que realmente interessam quando estamos de férias


Porque é que a Olá acabou com o Magnum Double Chocolate ? A Frigo continua a vendê-lo em Barcelona...

domingo

estamos em férias mas não a dormir

Há uns dias que a 'aquisição' de Miguel Vale de Almeida * para os lugares (elegíveis) das listas do PS nas próximas legislativas provoca uma 'guerra' de posts (31 da armada vs jugular ). A única coisa que verdadeiramente estranbho é o medo latente que aquela candidatura pôs a descoberto para os lados da direita. A mim, tanto se me dá que o convite tenha sido feito por algum intermediário ou num fórum aberto. À partida, MVA no parlamento é uma voz sensata, sábia, diversa e independente. Isso, como todos sabemos, nem sempre é garantia de melhor qualidade do trabalho parlamentar. Mas já é alguma coisa. E se significar que a Dra. Ferreira Leite não será primeira-ministra,... tanto melhor. Tão simples quanto isso.

PS - De resto, como cidadã gostaria muito que outros bloggers* inteligentes, cultos e de direita tivessem a oportunidade de ocupar lugares no parlamento. Mas caberá esse risco na estratégia (web.2) do PSD ?

sábado

Música contra os espirros



Há quem tome aspirinas por tudo e por nada. O CDS propõe comissões parlamentares. Agora quer uma para acompanhar a gripe A. Há um problema, crie-se uma comissão parlamentar: é fácil, é barato e dá, aos mais distraídos, a ideia de que se está a fazer alguma coisa, ou melhor, de que o cds está a fazer alguma coisa. Temos e já tivemos comissões para todos os gostos e todos os assuntos mas uma gripe???? Só mesmo para nos dar músca.

Estamos de férias

quinta-feira

O gesto é tudo

Manuel pinho demitiu-se por causa de um gesto. um gesto feio, mas um gesto. tal como borrego se demitiu por uma anedota. uma anedota de mau gosto, mas uma anedota. gostava de, um dia, ver alguém demitir-se por uma coisa séria. porque tomou uma decisão errada que custou milhões ao país, prejudicou as pessoas. ou porque cometeu uma irregularidade qualquer (já nem falo numa ilegalidade ou num crime). infelizmente, os políticos continuam a demitir-se por causa de gestos e anedotas. as coisas realmente graves não têm punições tão dramáticas. muitas vezes não têm punição nenhuma.
PS: acabei de ouvir pacheco pereira a tecer elogios ao pinho. já durante a tarde tinha ouvido van zeller e outros "insuspeitos" dizerem bem do ex-ministro. os elogios ficam sempre bem num "funeral político".

Se Deus quiser

Santana Lopes anunciou que quer um novo Túnel em Lisboa.
Mas se calhar, era melhor pagar primeiro o do Marquês, não ?!!!

Será que só responde a Henrique Granadeiro ?

É impressão minha ou Manuela Ferreira Leite ainda não reagiu ao abalo causado pelo PS na política de verdade do PSD ?

Uma campanha poupadinha ?

Há um novo cartaz do PS na rua. Frases: " Avançar Portugal. PS Juntos conseguimos". José Sócrates destaca-se no meio de jovens sorridentes. Quem frequenta a sede socialista conhece tambem a figurante que à esquerda olha para o secretário-geral socialista. Será que é esta a campanha dos voluntários ? Pelo menos deve ficar mais barata...ou os funcionários receberão tambem cachet pelo anúncio ?

(As más-línguas dirão que só mesmo os funcionários é que já só aceitam aparecer...)

quarta-feira

Tiros nos pés

António Costa é um homem inteligente. Um político que usa a cabeça não deveria usar o contorcionismo. Não se percebe, assim, porque resolve ele deitar lenha na fogueira e queixar-se do MOPTC, numa dramatização pública tão triste quanto infantil. Fê-lo a propósito do Metropolitano de Lisboa, da 3ª travessia, da zona ribeirinha...



A não ser que, como político inteligente, Costa esteja a preparar o cenário pós-legislativas: quer ele ser um super-ministro das Obras Públicas [se falhar o confronto com Pedro Santana Lopes] ou será que se posiciona para suceder a um Sócrates eventualmente derrotado?