quarta-feira

Conselhos para meninas casadoiras

"Cautela com os amores. Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam." O conselho foi deixado na última noite, na Figueira da Foz, pelo cardeal patriarca. Pode até ser avisado, dada a forma diferente como a mulher é encarada e tratada nas diferentes culturas e religiões. Parece-me, no entanto, bastante redutor se pensarmos que em Portugal, em 2008, quase 50 mulheres foram mortas pelos seus maridos ou companheiros e que, tanto quanto se sabe, nenhum deles era muçulmano... Para mais, quem se queixa, como se queixa o cardeal, de grandes dificuldades de diálogo com a comunidade muçulmana, o dito aviso parece-me tudo menos convidativa a conversas. Se calhar, os muçulmanos estão só a seguir o conselho de D. Policarpo e preferem evitar aproximações aos católicos para não se meterem num "monte de sarilhos".

4 comentários:

madalena disse...

Ainda enchem a boca para falar da intolerãncia dos muçulmanos. Se o o dito senhor tivesse ligo algum livro da antropóloga Margaret Mead talvez não dissesse tanto disparate.

Anónimo disse...

É por estas e por outras que a igreja me repugna... uma hipocrisia do princípio ao fim. É melhor um mau marido do que uma separação. É o jogo do vale tudo!
Ana

susana disse...

A imprensa internacional já fez eco das declarações que o Cardeal não podia ter feito. Não disse mentiras mas pôe em causa o diálogo inter-religioso de que tanto se fala agora. Gostava de ouvir Jorge Sampaio sobre isto. Mas, mais cedo, ouviremos D. José Policarpo pedir desculpa ou dar o dito por não dito. A pressa da conferência episcopal, logo de manhã, em tentar "limpar" a coisa é significativa. Esperemos que não se tenha aberto um barril de pólvora.

Anónimo disse...

The so-called tolerância da religião cristã impressiona-me a cada dia que passa...quase todos os dias.

tati