sexta-feira

Este Portas não tem emenda

Paulo Portas quer ser de novo líder do PP. Depois ter deixado o partido de rastos, com um resultado eleitoral abaixo dos mínimos aceitáveis, Portas decidiu sair da sombra onde se escondia a infernizar a vida ao desgraçado que tem aguentado aquele manicómio que é o PP. Quer ser de novo líder e quer ser eleito por voto directo dos militantes, a forma de eleição que os seus pajens há dois anos classificavam como própria de um partido de extrema-esquerda.
Que personagem vai agora encarnar o "político-tunning" - como lhe chamou o Gato Fedrorento - é ainda um mistério. Enquanto líder do partido, Portas já fez de jornalista, de populista, de homem de Estado, de político de revista social.... Enfim, um camaleão. Portas faz lembrar aquelas remodelações em voga na imprensa: alteram o grafismo e anunciam-se como um jornal novo, mas na realidade só muda a cara. Aliás, Portas é bom a fazer manchetes, falsas é certo, mas boas manchetes. O que propõe Portas para o país, que ideias tem para a política, é outra conversa. Também é bom a mudar de personagem. Dá mesmo ideia que, de tanto mudar já não sabe quem é.
Talvez isso explique a contradição permanente. Disse que não se ia filiar no partido, e filiou-se; disse que o CDS não tinha emenda e por isso não se candidatava à liderança e depois apresentou-se a concurso, disse... disse.... Portas representa tudo o que não faz falta na política, na vida pública e na sociedade portuguesas.

É também isto que torna mais triste o já triste espectáculo dado ontem pela comunicação social. Três estações de televisão e duas rádios nacionais aceitaram abrir a antena em horário nobre para dar em directo, sem qualquer mediação, a declaração de Portas. Sem direito, sequer, perguntas. Hoje, só a SIC quebrou o consenso, decisão que, certamente, não terá a ver com o facto de Portas ter um programa na estação de Carnaxide.

3 comentários:

susana disse...

Muito bem.

rps disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rps disse...

O PM, na campanha, também jurou que não subia impostos. E sobre a idade da reforma disse que ia fazer um estudo...

E o seu número dois no Governo prometu fazer mundos e fundos em Estrasburgo e, seis meses depois, estava por cá, cagando-se em Estrasburgo.

No youtube há um video, de 93, do Portas num talk-show da Moura Guedes, presumo, em que ele se declara "geneticamente contra o poder" e que se um amigo dele for para o Giverno ele deixa de ser amigo dele...

Que corja!