quarta-feira

O pesadelo das PME

Marques Mendes apresentou ontem 15 medidas de apoio às PME, entre elas consta um plano de pagamento das dívidas do Estado. Eis um vital tema demasiadas vezes ignorado. As pequenas e médias empresas constituem mais de 99% do tecido empresarial nacional e, a maioria, vive permanentemente de corda ao pescoço.

Os clientes (outras PME) deviam pagar a 60 ou 90 dias, mas pagam quando lhes apetece e ainda se sentem ofendidos quando lhes solicitam o pagamento de dívidas. Há trabalho para nem se dormir, mas não há liquidez para pagar vencimentos a horas a quem se desunha a trabalhar, nem para grandes investimentos. Depois vem a bola de neve. Quem desmotivado dá o seu melhor? Andam milhões e milhões de euros entalados em gavetas, e as empresas a colapsar.

O Estado, além de pagar também as suas dívidas, dando o obrigatório bom exemplo, devia também pensar SERIAMENTE em rever os penalizadores pagamentos de impostos adiantados. Porque estas empresas têm de pagar sobre facturas que ainda não receberam e que, muitas, nem vão receber nunca! E assim se enterra um país.

Sem comentários: