terça-feira

O dia em que conheci Hannibal

O estado de Oregon tem dois milhoes e meio de habitantes. Ha dez anos, fechou o seu unico hospital psiquiatrico. Porque os doentes tinham mais possibilidades de cura se fossem integrados nas comunidades. Porque os hospitais gerais iam passar a ter uma ala para doentes mentais. Mas porque nao havia dinheiro, nada disso aconteceu. Resultado: os "loucos" estao todos na cadeia. Uma cadeia feita para 400 presos, tem 700. Quase todos sofrem de perturbacoes mentais. Atras dos grossos vidros que substituem as grades, olham-nos, olham-me com olhares vazios, olhares furiosos, olhares de gozo. O mesmo olhar de gozo com que Hannibal olhava Clarice. Por detras de um vidro grosso. Nao sei se a prisao de Portland encerra algum canibal. Acho que nao. Mas o olhar....

2 comentários:

escola de lavores disse...

olha que há sítios onde os loucos estão todos cá fora. é mais perigoso...(só espero que isso não seja uma viagem de alto-risco!)

dina disse...

la dentro so estao 700. Os outros estao todos ca fora. Mas para correr riscos desses nem e preciso vir aos Estados Unidos. Em Portugal ha que chegue.