segunda-feira

Ainda a lista dos devedores

Três perguntas:

1. Alguém (que já lá tenha dado uma espreitadela) encontrou o nome de alguém conhecido? Estranho... Os devedores ao fisco são com os doentes com cancro, todos nós conhecemos alguém na horrível situação. Estou surpreendida por não ter visto nenhum nome que me soasse familiar.

2. Se há mais mulheres que homens em Portugal, por que é que a lista está carregada de homens? Será que elas são mais sérias ou ganham tão pouco que nem conseguem acumular dívidas decentes para constar da lista?

3. Esqueci-me. Estou demasiado cansada... Vou dormir. As minhas desculpas por esta branca :)

Ah! Era: E se a carga fical baixasse? Será que precisariamos de ter online a lista da vergonha?

Agora é que vou de vez (salvo seja).

4 comentários:

escola de lavores disse...

A mim não me faz confusão nenhuma saber que há uma lista com o nome dos devedores... "quem não deve, não teme"... Faz-me lembrar o que uma vez vi afixado num prédio: o nome das pessoas que não pagavam o condomínio há já um ou dois anos, o que também é vergonhoso.
Quanto à tua questão nº3, não me parece que a base do problema da carga fiscal esteja propriamente nos valores... afinal o zé povinho é que tem as suas contas em ordem.

escola de lavores disse...

Isso de o zé povinho ter as contas em ordem é relativo. Se trabalhares a recibos verdes e declarares o mínimo, e pagares os valores relativos a esse mínimo, estás em dia. Mas na verdade...

No entanto é compreensível que o façam, pois caso contrário receberiam menos 40% do vencimento, sem direito a baixas nem nada!

Uma pouca vergomha, para usar a tantas vezes douta terminologia popular.

PS: eu tb. sou a favor da lista

Anónimo disse...

Fiquei muito satisfeita em saber que em Portugal só existem 288 devedores ao fisco. Depois de tudo o que se disse e escreveu sobre a fuga ao fisco... Faz lembrar aquela treta dos escritores que, antes do 25 de Abril, tinham muitos livros escritos na gaveta à espera de publicação por causa da censura.

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. frost twister eyeglass frames scranton laser eye surgery Rubber incontinent pants Maternity clothes for tall women