quarta-feira

Bloggers = Jornalistas

Nos Estados Unidos, "um tribunal da Califórnia tomou uma decisão inédita ao conceder aos bloggers os mesmos direitos dos jornalistas."
"Os autores de blogs têm o direito de manter a confidencialidade das suas fontes (...) Este mesmo tribunal considerou que as páginas de Internet devem ser tratadas da mesma forma que os jornais, as televisões e as rádios. (...) A sentença assinala ainda que os direitos dos bloggers são extensíveis à protecção dos seus e-mails, chamadas telefónicas e documentos escritos".
[in DN, que cita a notícia do San Francisco Chronicle ]

Presume-se que os deveres dos jornalistas são também reconhecidos aos bloggers?... Ou não?

3 comentários:

andrezero disse...

infelizmente é essa a verdadeira intenção da medida.

isto não passa de um turn around à polémica gerada pela tentativa de processar bloggers por "declarações infundadas" exactamente como se fossem jornalistas.

a ser justo, justo, justo, cada blog teria que optar... se possível post-a-post....

e os comments!?

hum!?

mundo louco.

Ana disse...

pois... se passam a ter os mesmos direitos, também se deviam reger pelos mesmos deveres.

Eva Shanti disse...

A Internet não pode nem deve ser
um espaço alheado da lei.

Os bloggers estão sujeitos a responsabilidade civil, nomeadamente por ofensa ao crédito e ao bom nome e também podem ser responsabilizados criminalmente em caso de difamação on-line, agravada pelo meio utilizado na difusão da mensagem.

É que não haja dúvidas quanto há possibilidade de responsabilização, mesmo que os bloggers pensem que se encontram protegidos pelo anonimato. Tudo é relativo.

Bjs