quarta-feira

“O gelado como parte de uma dieta equilibrada”

É o título de um destaque do website da Olá (http://www.ola.pt) A ver se convence as pessoas de que comer gelados até não é assim tão mau. A ideia é fomentar o consumo dentro de casa, todo o ano. Então vai de comparar calorias. Do tipo... um pão tem x calorias e um Cornetto tem y, logo: Um Cornetto é tão saudável como um pão.

A mim não parece nada ético (muito menos para uma marca de um grupo que se auto-intitula socialmente responsável) que se use um registo informativo para desinformar as pessoas desta maneira. É que um gelado é nada mais nada menos do que um dos alimentos de mais rápida absorção (tudo o que ingerimos vai directamente para o organismo, em bruto). Em contrapartida o pão é dos de mais lenta absorção.

Sugiro a quem tiver o site da Olá nos favoritos que adicione também, por exemplo, o da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo http://www.spedm.org

Isto é mais grave do que a típica publicidade enganosa. Digo eu...

3 comentários:

escola de lavores disse...

Percebo o que dizes, mas não sei até que ponto é assim tão enganador. São apenas referências. Acho que a maior parte das pessoas entende que se comer todos os dias um gelado alguma coisa vai mudar na sua vida!!! Para pior, naturalmente. Não sou nenhuma perita em tabelas de nutrição, mas uma vez fiquei a saber que alimentos aparentemente saudáveis e mal combinados podem fazer tão mal como comer um gelado de três bolas. Claro que a Olá está a fazer o seu marketing... resta saber se podemos mesmo comparar pão com gelado. Se calhar, até faz algum sentido e nós desconhecemos.

susana disse...

E comer um magnum a seguir a uma sandes ? Mmmmm.....lá se vai a dieta de um mês

Sérgio Mak disse...

O truque das calorias é dos mais velhos usado por um algum produto que queira disfarçar o resto. A malta olha para as calorias e esquece-se dos açucares, da gordura e de tudo o resto que nem sempre interessa, mas que vai no pacote.

Aliás, entre gelados que fazem parte dietas equilibradas, fibras que nos regulam o organismo, vitaminas que nos complementam as defesas e bactérias amigas, andamos muitas vezes a abastecer o corpo de coisas que ele não precisa de obter por essas vias...

E contra mim falo acreditem...