quarta-feira

Não esquecer

Faz 500 anos que, em Lisboa, - noticia-se - entre dois mil a quatro mil pessoas foram mortas num massacre 'oficial'. Eram judeus convertidos a 'cristãos-novos.
Pessoalmente desconhecia este caso, que aconteceu no estertor de um dos períodos mais negros da história da Humanidade.
Em abono da verdade, diga-se que os judeus têm sido perseguidos e chacinados em diferentes épocas e sob diferentes pretextos. Em abono da justiça, diga-se, não haverá hoje, no mundo, ninguém 'puro' na sua origem étnica ou cultural, em resultado, precisamente, da Expansão marítima e da Globalização. Em abono da civilização, é preciso ter memória e colocá-la em contexto.
Homenagear as vítimas desse massacre não pode ser um tardio acto de contrição, mas pretexto para pensar o presente.
Que sentido há em lutar por motivos religiosos, étnicos, ou culturais?...

5 comentários:

Anónimo disse...

Os judeus são um povo com um passado de perseguições que não encontra paralelo em nenhum outro. O que se passa hoje em Israel deve inserir-se numa luta desesperada e comprensiva para defender o bocado que, finalmente, lhe foi entregue como pátria a que todos os povos têm direito, única maneira de deixarem de ser os párias massacrados selvaticamente ao longo dos séculos. É neste contexto que se deve entender a luta desesperada que estão a manter com o governo palestiniano e com outros que não reconhecem a sua existência.

Anónimo disse...

Se olharmos a História, creio que não encontramos inocentes. Por isso, só podemos mesmo condicionar o futuro, com as atitudes e acções que tivermos no presente.

madalena disse...

O que Portugal perdeu. É preciso não esquecer que os três grandes pensadores que mais marcaram o pensamento contemporâneo são todos judeus: Einstein, Marx e Freud.

rps disse...

O povo judeu é dos mais perseguidos da História. Talvez até o mais perseguido, não sei ao certo. Agora o que sei é que nunca um povo como o judeu soube rentabilizar tanto a tragédia dos antepassados.

Anónimo disse...

Excellent, love it! »