quinta-feira

Se ainda não estiver, entre em pânico, por favor


É óbvio que quanto mais informação melhor. Mas assistir a abertura de telejornais com "a gripe suína está a atingir proporções alarmantes" e a notícias destas (que se reproduzem imediatamente na rádio) é assustador - a suspeita pode não se confirmar (e não se confirmou) mas confirma-se a suspeita...
Soubemos entretanto que os 150 mortos causados no México pelo novo vírus, logo nos primeiro dias, afinal, baixaram para menos de 30 confirmados.
Mas os jornalistas parecem ser os primeiros com dúvidas sobre o que noticiam: então vão para o aeroporto sem máscara falar com os turistas de risco que, sabe-se lá se não vêm infectados...

quarta-feira

Pequenas evidências com significado

'Roubo' a ideia do título abaixo para pedir que vão ver a reportagem que passou esta noite na SIC, assinada pela Fernanda de Oliveira Ribeiro. A gente fala de crise e de uma série de assuntos mais ou menos importantes, mas não há nada, realmente, que nos abra os olhos como ver casos de pessoas que sobrevivem. E como sobrevivem. E como lutam todos os dias, neste país à beira-mar plantado. Vão ver. Vejam e oiçam. E depois digam se conseguiram não se comover. Com aquelas vidas. E com o trabalho excelente da Fernanda - que não é a das 'causas fracturantes'.... Ela faz com a reportagem "a crise na escola" um serviço público, daqueles que deviam provavelmente captar mais que a atenção dos governantes. Será que se comovem?

[o link da reportagem, apenas, não parece estar disponível; mas chega-se à reportagem através do link do Jornal da Noite, aqui]

terça-feira

"Piquenos" equívocos sem importância

Ontem, manuela ferreira leite parecia outra: sorriso de orelha a orelha, casaquinho branco, piquenas em vez de pequenos. Eis senão quando... catrapum. A líder tropeçou nos próprios pés e admitiu sentir-se bem com qualquer situação que tivesse em vista melhorar portugal. A pergunta era objectiva, não dava azo a equívocos e a resposta, aparentemente, também não. Puro erro. Afinal, ferreira leite sente-se bem em qualquer situação menos numa das que constava da pergunta. Antes ainda da entrevista ir para o ar, já o psd desmentia o que a líder tinha dito, embora na altura ninguém soubesse ainda exactamente o que é que ela tinha dito. Ouvimos à noite. Não havia dúvida. Manela dizia exactamente aquilo que garantia não ter dito.

segunda-feira

Patos ilibados


Andámos nós a matar patos e afinal a culpa é dos porcos!

domingo

Era só uma intendência

Era apenas uma intendência. Uma coisa sem importância nenhuma. Uma insignificânciazinha pequenina. Mas foi preciso ouvir que Jaime Gama confirmara à Antena 1 ter devolvido ao Bloco de Esquerda a sua candidatura a Provedor de Justiça, para o BE, finalmente, assumir que tinha entregue na véspera menos assinaturas do que era necessário.
O Regimento da Assembleia fala num mínimo de 10 deputados. O BE tem apenas 8. De quem eram então as duas assinaturas que faltavam ? Apesar da insistência, só consegui ser informada de que "a situação estava garantida". Mas como ? "Não há problema nenhum. O processo está assegurado". Mas porque é que não dizem como ? E não disseram. Sexta-feira de manhã, depois de Jaime Gama reconhecer que faltavam duas assinaturas, não havia maneira de não explicar.
Num partido sempre tão atento aos erros dos outros, não lhe fica bem não reconhecer os seus. Porque se era só uma intendência não se percebem os motivos para querer escondê-la. Luis Fazenda quando acabou por fazer declarações sobre o assunto disse que havia entendimentos diferentes entre BE e o Presidente da Assembleia sobre o que tinha ficado combinado entre os partidos.Se era só isto, qual a dificuldade de o dizer quando o assunto foi levantado na quinta-feira à tarde ? Por falta de trabalho de casa ou por incómodo por ter de pedir ajuda ao PS para formalizar a candidatura de Mário Brochado Coelho a Provedor ?

sábado

sexta-feira

Guapo pecador


Fernando Lugo, presidente do Paraguai, assume agora ser pai de três filhos ou será de pai de seis (?) - ver-se-á...
Era bispo - não padre, mas Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana - quando manteve relacionamentos que deram origem a essas paternidades. A popularidade do presidente paraguaio baixa à medida que o escândalo cresce. Ele pede perdão.

E a Igreja?

quinta-feira

Uiii,... tantos

O PM anunciou que o 12º ano vai passar a ser obrigatório, já a partir do próximo ano lectivo. A cacha foi ofertada na última entrevista à RTP. Só tenho pena que a medida não seja retroactiva, pois teria muito mais 'tchan': íamos ver muito boa gente em lugares de topo a voltar à escola...

quarta-feira

Clooney que se cuide

Da entrevista do primeiro-ministro à RTP retenho... a imagem: cabelo criteriosamente aparado num subtil desalinho, rugas qb, o desenho das orelhas, a tez morena, a face descontraída do início da entrevista, que se foi crispando à medida que o assunto passou a ser Freeport. O plano televisivo em que Sócrates aparece de frente para o espectador, 'enfrentando' num trilho os dois entrevistadores, foi um achado...
À parte isto - que já é muito - gostei de saber que o PM acha que um determinado telejornal é uma 'caça ao homem', que não sabe o que é "pôr as mãos no fogo" e defende que na política 'cada um pedala a sua própria bicicleta'.Esta última expressão, convenhámos, além de ser desmentida pela realidade, é um pouco demodé: não há meio mais propício para andar à boleia ou como pendura em carros de alta cilindrada do que na gestão do país e das empresas.

segunda-feira

Um bocadinho tarde, não?

Depois da manchete de hoje do Público, as futuras eurodeputadas do PSD estarão sujeitas a uma cuidadosa vigilância. Não se percebe é a razão que levou a direcção social-democrata a desmentir o acordo com Jardim só à tarde. Só depois de Edite Estrela falar. Se o PS não reagisse, o PSD ficaria calado ?

Meter férias para fazer campanha

O MMS - Movimento Mérito e Sociedade - formalizou esta manhã a sua candidatura ao Parlamento Europeu. Eduardo Correia, o presidente, está sempre a queixar-se da dificuldade em passar nos media. Ninguém fala deles. Talvez por isso os principais candidatos não tenham aparecido no Tribunal Constitucional. Eduardo Correia explicou que o cabeça-de-lista (que vive em Paris) e a nº2 (no Porto) tinham de trabalhar. O cabeça de lista nem vai aparecer tão cedo. O MMS vai iniciar um périplo dia 1 de Maio em Bragança e Carlos Gomes (assim se chama o candidato) só poderá aparecer quinze dias depois. Para quem quiser conhecê-lo mais cedo, o candidato está aqui É sempre bom saber que o cabeça de lista do MMS ao PE "é um portugues que adora Portugal".

sexta-feira

Chamem a Lucia Piloto








O que se passa com os criativos das europeias ? Agora é o cartaz do PCP. Quem é que penteou Ilda Figueiredo no dia da fotografia ?!!!

quinta-feira

Venha o mecanismo...visual

Na mais moderna sala de sessões parlamentares da Europa ainda não se conseguiu fazer uma votação normal. Esta tarde, foram vinte minutos de espera até que se conseguisse contar o numero de deputados presentes.
Jaime Gama começou por explicar o que se tinha passado na véspera: "alguns deputados registaram-se com atraso relativamente à hora de verificação de quórum, outros não se lembravam da palavra passe, um estava a trabalhar com o sistema linux que é incompatível e outros tiveram o computador encravado mas podem pedir assistência..." Portanto o problema parece ser de alguns deputados que ainda não se habituaram ao equipamento que têm em cima da mesa. Gama avisou que ia haver mais funcionários na sala antes da hora marcada para as votações "por isso pede-se a todos que liguem os computadores antes da hora de verificação de quórum e tambem que registem a vossa presença antes de procedermos à verificação de quórum..."
Feito o aviso, seguiu-se o pedido "Vamos então accionar o mecanismo"
Dois minutos depois "Podem premir o botão azul"
Mas cinco minutos mais tarde os numeros não batiam certo.
A certa altura, já se ouvia Jaime Gama a contar : "19, 20, 17, 29, 31..."
Por fim, o Presidente da Assembleia da Republica anunciava os resultados : "191 presenças, há quórum de deliberação"
Nã, nã, nã...havia quem pedisse de novo a contagem...Gama aceitou. E pelo método mais fiável "Para que não restem dúvidas a mesa vai proceder a uma verificação visual das presenças".
Foi o que aconteceu.
Na sala já se ouvia "Lello, ó Lello" [do conselho de administração]
Resultado : 212 deputados presentes
"Ah...", ouviu-se na sala.

Um grito de coragem


Apesar dos insultos e das ameças masculinas, elas continuaram a marcha. Estas mulheres afegãs não querem perder os poucos direitos que têm e protestaram contra a humilhação. A sua coragem é uma lição. O relato está aqui. O que está em causa - a obrigação de satisfazer os desejos sexuais do marido = violação legal - é repugnante.

quarta-feira

Faltou o schiu !

E o burburinho que se ouvia no Belém Bar Café, ao final da tarde, enquanto António Vitorino e Vital Moreira apresentavam "Nós, Europeus"... E eram todos apoiantes socialistas...

Bus presidencial


Quem andava hoje pelas três e meia da tarde na Praça de Espanha, espantou-se certamente (e não só como demonstraram algumas buzinadelas). Não é todos os dias que a policia manda parar o transito para deixar passar um autocarro da Carris que viaja com batedores...
(Explicação: foi de autocarro que o Presidente da Republica, alguns membros da comitiva e jornalistas viajaram até à sede da Carris em Miraflores, incluída no roteiro para a ciência)

Sr. Engenheiro !

Ao ler o artigo do Público, só me lembrava de Abrunhosa no cavaquismo.
Agora é a doer.
Esta música dos Xutos & Pontapés fará certamente mais estragos que toda a oposição junta...

segunda-feira

Não devia ser preciso fazer isto

É uma pena que isto aconteça. Porque é que não podemos discordar em tom civilizado?

domingo

corín tellado


O expresso publica esta semana um artigo intitulado "por amor a sócrates". Será alguma homenagem a corín tellado, a famosa escritora del corazón que morreu por estes dias?

jornalismo e bloguismo

clara ferreira alves dizia ontem, no programa "o eixo do mal", que os blogs estão a contaminar o jornalismo e a acabar com as regras deontológicas que devem reger os jornalistas. é verdade que o jornalismo não pode ignorar uma realidade tão importante como são, actualmente, os blogs. espanta-me, no entanto, esta confusão entre o que se escreve nos blogs e o que se escreve nos jornais. quem escreve nos blogs não são jornalistas, mesmo que seja essa a sua profissão. quem escreve nos blogs não está produzir trabalho jornalístico, notícias, reportagens, whatever.... os jornalistas fazem notícias nos órgaos de comunicação social para os quais trabalham. o que aí produzem é jornalismo. o que escrevem nos blogs, não é nem pretende ser. é pelo menos assim que eu penso e que eu ajo. o jornalismo está contaminado por muita coisa, pelos blogs certamente também. é assim que o jornalismo tem que ser: um espelho do seu tempo e do seu espaço. mas se há jornalistas que esqueceram o código deontológico, parece-me muito abusivo deitar as culpas para cima dos blogs.

Um pouco mais de ... sff

Será que Manuel Alegre leu este post do cabeça-de-lista do PS às europeias antes de transmitir ao Público a sua indignação com a indumentária proibida na Loja do Cidadão de Faro ?

sábado

O lado negro da política

Esta história vergonhosa acabou por ser abortada. Quantas do género terão mesmo ido para a frente ? Não só em Londres, bem entendido...

sexta-feira

A propósito de sonhos


Florent e Chloé tambem tinham um sonho e,mesmo sabendo que navegavam por zona de piratas, insistiram. Queriam mostrar ao filho de 3 anos que é possível viver sem catálogos de Natal, homem-aranha, cereais mágicos. Valeu a pena ? Colin vai ter agora de aprender a viver sem pai.

o sentido que a vida faz


Para quem anda à deriva perplexo com o rumo do mundo, com o crescer da desigualdade e das injustiças. É bom lembrar quem viveu a vida em nome de um ideal. Sem um projecto, a vida não faz sentido, foi a lição que há pouco ouvi de alguém com muita experiência. Porque não nos podemos limitar a ser produtores e consumidores. "Che o argentino" é um hino a uma vida com um propósito.

quarta-feira

Humor negro

Numa altura em que se contam já 250 mortos e cerca de 70 mil desalojados ao cabo de dois tremores de terra em dois dias seguidos, o primeiro-ministro italiano sugere aos sobreviventes que encarem a situação como um fim-de-semana no parque de campismo: “Não lhes falta nada. Têm cuidados médicos, comida quente... Claro que o actual lugar de abrigo é provisório, mas há que encarar a situação como um fim-de-semana no parque de campismo". Palavras para quÊ?

segunda-feira

Quando a marca Cola

A campanha está nas ruas. A mensagem é clara: na vida, resume-te ao essencial, que o tempo corre, estás aqui para ser feliz, motivos não faltam.



Mensagem política?... publicitária. Um belo anúncio.

sexta-feira

Revoltante

Ferreira torres foi absolvido. pinto da costa foi absolvido. E, pelo que vi hoje no tribunal, isaltino morais também não deve ter problemas. é revoltante ver tantos inocentes obrigados a sentarem-se no banco dos réus.

quinta-feira

Se fôr eleito...

Depois de insistir na surpresa que foi o convite para cabeça de lista do PS às europeias, Vital Moreira admitiu hoje numa conferencia na Faculdade de Direito de Lisboa que "se fôr eleito"... É verdade, Vital é o primeiro da lista mas ainda não sabe se conseguirá ser eleito ! É certamente uma dúvida que muita gente coloca: Será que o numero 1 da lista socialista conseguirá chegar ao Parlamento Europeu ? Esperemos pela noite de 7 de Junho...

Vital em Lisboa

"Vai, vai ouvir o avô cantigas !" (apanhado no corredor da Faculdade de Direito de Lisboa, esta tarde, onde Vital Moreira foi dar uma conferecia)

quarta-feira

Remédios e mezinhas

A associação nacional de farmácias lançou hoje uma campanha para incitar os seus associados a violarem a lei que impede as farmácias de substituirem os medicamentos de marca por medicamentos genéricos quando o médico assim decide. As farmácias sempre foram contra esta lei mas isso não justifica este apelo. É legítimo quem tentem influenciar a mudança da lei. Não é legítimo que apelem à sua violação, com todas as consequências que isso pode ter na saúde das pessoas. Talvez fosse um bom caso para o procurador mandar investigar, em vez de andar a fazer comunicados que se contradizem parágrafo sim, parágrafo não. Confesso que ontem fiquei espantada com as palavras de pinto monteiro e, sobretudo, com as declarações que deu pouco depois à revista sábado. esperava que o MP garantisse a sua total imunidade contra pressões. ponto.