terça-feira

Puritanismo, a quanto obrigas...

«O Comando da PSP de Braga justifica a apreensão dos livros com uma pintura do francês Gustave Courbet (de um nu feminino) com o “perigo de alteração da ordem pública” que a exposição pública da obra estava a provocar. A polícia adianta que a confiscação dos livros não ficou a dever-se à violação de “qualquer norma do código penal”, mas às queixas dos pais de várias crianças que visitaram a feira do livro na cidade.“Tratou-se de uma medida cautelar para evitar uma alteração da ordem pública e o cometimento de outros crimes”, afirmou o segundo-comandante da PSP Henriques Almeida, que diz ter havido “iminência de confrontos físicos” no recinto da feira.»

2 comentários:

luisa disse...

Enfim... vi a obra em Paris, entre crianças, adultos e velhotes, tudo gente tranquila e ordeira de visita à exposição de Courbet. Pode encontrar-se cópia da obra em inúmeras livrarias e bibliotecas públicas; presumo que certos pais proibem os filhos de as frequentarem.
Sugiro que na cidade dos arcebispos, os tais 'pais' dêem uma vista de olhos por algumas obras de arte sacra, para que a PSP, como medida cautelar, evite atempadamente uma alteração da ordem pública, selando os templos - porque não?

susana disse...

Mas ainda há bom senso: http://opiniao.mai-gov.info/2009/02/24/a-origem-do-mundo/