quinta-feira

Limpar caixotes não dá status nenhum

Parece que só acordei agora, mas a verdade é que apenas ontem dei com a campanha “Novas Oportunidades” do Programa Aprender. Não me lembro de ter visto campanha tão estúpida nos últimos meses, além de ser de muito mau gosto. Como se as pessoas só tivessem valor com um canudo na mão. Como se não precisássemos de jardineiros, de arrumadores de salas de cinemas, de engomadeiras, de vendedores de jornais, de homens e mulheres que recolham o lixo. É estúpida porque põe em causa profissões, das quais todos nós dependemos, nem que seja por um dia. Acho a publicidade um insulto, para os que são atingidos directamente e para o comum do cidadão, como eu. Todos temos que concordar que há pessoas que, mesmo sem licenciatura, conseguem evoluir profissionalmente, ser competentes, desempenhar o seu papel na sociedade. Claro que aprender é importante, mas a maneira escolhida para fomentar a aprendizagem foi demasiado imbecil. E o dinheiro mal gasto. Já nem comento a escolha dos protagonistas.
E para responder, de certa forma, ao post anterior da Susana … é também por porcarias como estas que Portugal não é feliz. Liga-se demasiado a esta coisa do status… e limpar caixotes não dá status nenhum.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mal reparei nos outdoors e nem é a publicidade que me faz comentar o seu post.

A ideia que eu faço deste programa é que ele não visa simplesmente a obtenção de um diploma para que se ostente o status.

Julgo que o objectivo é que as pessoas que sabem um ofício que aprenderam com a experiência possam fazer reconhecer as suas competências de modo a encontrarem mais facilmente trabalho e sobretudo prosseguirem estudos.

Imagine que desde que abandonou o ensino básico, há 20 anos, trabalhou em várias lojas. Hoje sabe como lidar com clientes difíceis, até percebe de contabilidade, um pouco de logística, etc. Agora suponha que quer continuar a estudar e prosseguir na área comercial: parece-lhe bem que a colocassem ao nível dos jovens que vão para o técnico-profissional e nunca trabalharam? Às tantas nem pensava em voltar a estudar. Ou calcule que gostaria de se cndidatar a gerente de loja: não acha que, antes de chegar à fase da entrevista, o seu cv era logo posto fora da pilha e possivelmente quem conseguia o lugar era alguém a quem até podia explicar umas quantas coisas?

Talvez pudesse pesquisar um pouco sobre o assunto antes de o comentar... E, pronto, é melhor não dizer mais nada.

Ana disse...

O meu post é uma simples crítica à campanha publicitária... não era minha intenção debruçar-me sobre o programa e sobre as características... E por isso não percebi o seu "é melhor não dizer mais nada".
Você nem reparou nos outdoors, mas é através de outdoors, de anúncios de Imprensa e da TV que este programa está a chegar aos portugueses e aos seus potenciais interessados. E se chega erradamente nessa forma de comunicar, então aí é que não é preciso dizer mais nada...