quinta-feira

Reflexões filosóficas de Sócrates (o engenheiro)

Na conferência de Daniel Innerarity, organizada por Manuel Maria Carrilho, ontem, no Parlamento, José Sócrates também "filosofou". Fã da ideia da política como "aprendizagem do convívio com a decepção", reconheceu não ter muitas razões de queixa.
Considerou que o maior desafio para quem governa é tomar decisões urgentes sobre situações complexas mas defendeu o risco: "Isto é um mundo de alto risco. Há uma alternativa, a política kitsh, a política perfeitinha que, com um estilo arredondado, que se baseia em perguntar às pessoas o que querem que ele decida - focus group, etc - e depois usam as palavras certas...mas isso esquece a interacção, isso é fraco. De facto, é preciso, de vez em quando, arriscar."
Sócrates citou o ex-Beatle George Harrison para considerar que "a felicidade é abrir os jornais e não falarem de nós. Isto é algo que nós almejamos mas que só se alcança no momento supremo...o momento da derrota. Quando formos derrotados e passarmos para a condição de oposição poderemos viver felizes toda a vida...".

(para ouvir)

Decepção

powered by ODEO
Felicidade

powered by ODEO
Risco

powered by ODEO
Intriga

powered by ODEO
Derrota

powered by ODEO

Sem comentários: