sexta-feira

Foi você que pediu um milagre económico?

Viaja-se em trabalho e, além da canseira, aprende-se imenso. Por exemplo, que não há milagres económicos - nem irlandeses, nem suecos, nem finlandeses... Há só êxitos construidos com tempo, o que implica apostar em educação e cultura, falar línguas, ter método e disciplina de trabalho, e proteger descaradamente o que é produto nacional -porque gera emprego e a riqueza do país.
Depois, nalguns casos, ter recursos naturais e produzir matérias-primas ajuda, e muito.
A Suécia tem e transforma matéria-prima que origina o aço de alta qualidade, fabrica automóveis e autocarros, fornece outras indústrias. Não precisa de ter a maior siderurgia do mundo, basta trabalhar para nichos de mercado. Mais: não é preciso apostar na inovação pela inovação, basta inovar para responder aos requisitos do mercado e antecipar os usos/necessidades de futuro - o que fazem a Hennes & Mauritz, a Ikea, a Ericsson, a Volvo... Simples!

[Por outras palavras: "trabalho é trabalho, conhaque é conhaque". A gente é que passa o tempo a ter ideias para alimentar reuniões e mais reuniões, às vezes com o sofisma de lhes chamar 'grupos de trabalho'...]
Adenda 2/12/2006: título do post inspirado no velhinho anúncio do Porto Ferreira

Sem comentários: