domingo

Censura ?

De acordo com alguns blogs, Eduardo Cintra Torres escreveu hoje no Público que "as informações de que disponho indicam que o gabinete do primeiro-ministro deu instruções directas à RTP para se fazer censura à cobertura dos incêndios: são ordens directas do gabinete de Sócrates." Naturalmente, uma das primeiras coisas que farei amanhã é ler a crónica na íntegra mas parece-me que a acusação é demasiado forte para o caso morrer aqui.

2 comentários:

escola de lavores disse...

Já li a crónica do ECT, mas não vi o telejornal que ele refere como exemplo. Para 'inspeccionar' e 'vigiar' a informação da RTP há, parece-me: um Provedor, uma 'alta autoridade' agora com outra designação, órgãos internos dos próprios jornalistas da RTP, o Parlamento e a oposição, etc. além da opinião pública. Concordo contigo: se há um caso e justifica palavras tão explícitas - atente-se também no último parágrafo da crónica de ECT - estranho será que tais críticas apodreçam em papel de jornal...

dina disse...

ECT é um "crítico" de televisão que gosta de usar palavras fortes, talvez para disfarçar outras fraquezas. No ano passado, começou a discutir-se em Portugal até que ponto a cobertura televisiva dos incêndios constitui um estímulo importantes aos neros que por aí andam a atear fogueiras. A discussão, percebi nessa altura, já nem sequer era nova. Mostrar chamas informa mais? Porquê?