terça-feira

Só mais um esforço...

9h00. A viagem de comboio com destino a Lisboa decorreu ao som de uma música pirosa cantarolada por uma miúda dos seus seis anos. Saltava e ria alto ao mesmo tempo que cantava. A mãe acompanhava-a com gritos: "Pára quieta e senta-te"; "Daqui a pouco apanhas"; "Senta-te"; "Ela hoje está saída da casca. Apanha uma palmada e fica bem". Ao assistir a esta cena não pude deixar de fazer o paralelo com outra situação que assisti no domingo passado na papelaria onde habitualmente compro o jornal. A filha da empregada estava escondida atrás do balcão. Não devia ter mais do que seis anos. E enquanto eu pagava ela disse "oh mãe, lê-me só mais um bocado da história". A resposta foi: "Oh 'x' já te disse para não chateares a mãe". Não quero estar a fazer considerações erradas sobre a vida dos outros, mas questiono-me se alguns pais não podem ser mais esforçados?
Fico mesmo triste quando me deparo com crianças carentes de atenção ou afecto. Bem sei que o cansaço é inimigo de tantas coisas, mas as crianças deviam ter sobretudo isso: atenção e afecto. E são quase sempre os pais que têm tempo para ver hora e meia de telenovela ou assistir à 'bola' entre rodadas de cervejas e tremoços que se esquecem dos direitos dos seus próprios filhos.

4 comentários:

escola de lavores disse...

O pior é que pais desses (que são a maioria)nem se apercebem do mal que fazem.

Vêem as crianças como coisas e não como pessoas. Com os velhos acontece o mesmo.

Não precisamos ir muito longe. Na minha família (pais e irmãos) há gente assim. Eu sou a única pessoa que tem paciência para ouvir pela milésia vez uma mesma história contada pela minha avó sem lhe dizer "já sei essa história" e ignorá-la.

Para ela é como se fosse a primeira vez que a conta e por isso devemos "brincar" o jogo dela.

Mas só eu tenho essa paciência/sacrifício porque só eu me ponho realmente no lugar dela.

escola de lavores disse...

Fazes bem...
Com o meu avô também era assim. Ele adorava perguntar-nos sempre as mesmas coisas: "Quem foi o primeiro rei de Portugal? Quem plantou o pinhal de Leiria?" Desde pequeninas foi assim... hoje sinto saudades.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it mission furniture plans Car roof rack pics Gay and lesbian shirts Adult screen printed male torso muscle t shirt cadillac cts mirmade t-shirt englishfree spam filter depakote everything2.com Sick ferrari Clinical activity of venlafaxine and topiramate ox cancer of colon Retro rock tshirts Nexium ulcer risk Comdex goers size up budget pdas Line pants cheap calls from australia to south africa habanera shirt co. Best company home insurance owner ten blank ringer t shirts Strap on foto

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »