domingo

Breves do fim-de-semana

Vem aí uma vaga de calor sobre Portugal.
Começaram ontem os primeiros incêndios de Verão.
Há Metro até ao aeroporto do Porto e trabalho infantil em Felgueiras, em famílias que vivem na maior miséria (o inacreditável na Única).
A Feira do Livro já lá está, no sítio do costume, com a oferta habitual (sabiam que as citações de livros do Prof. Marcelo fazem disparar vendas de alguns títulos à segunda-feira? disse-mo uma livreira).
Dois festivais de música (música? não apenas...) repartem públicos na zona Oriental de Lisboa.
Pauleta, humilde capitão da Selecção Nacional, marca golos voadores (Portugal 4-Cabo Verde 1). Telma Monteiro, portuguesa, 20 anos, é uma nova campeã europeia de Judo* - um orgulho para nós.
Hoje é 28 de Maio e há 80 anos um golpe de Estado guindou Portugal para uma política isolacionista e bafienta.
Timor-Leste continua num estado muito perto de guerra civil - e não sabemos o que pensar disso...

*quando poucos vêem para lá do futebol e, vá lá, do atletismo, outras modalidades e atletas ficam na sombra: felizmente, os resultados obrigam-nos a lembrar que estes heróis existem: no judo, no remo, na natação...

1 comentário:

cardeal patriarca disse...

Honra a Telma Monteiro campeã europeia de judo, na categoria de -52 kg, ao derrotar na final a romena Ioana-Maria Dinea, nas provas que decorrem em Tampere, na Finlândia. Este é o primeiro título europeu conquistado por uma portuguesa e a 8ª medalha em provas internacionais.

Contudo não se deu por nada, porque ao mesmo tempo 11 milionários corriam todos atrás da mesma bola, para nos deixarem apeados do Campeonato do Mundo dos Sub-21.

Coisas !