domingo

Mulher vs Cultura

"O que é que conta mais, a cultura ou o indivíduo ? A cultura ou a mulher ?" A questão colocada no excerto linkado pela Luísa levou-me a aulas antigas de Antropologia dominadas pelo ataque ao Etnocentrismo. Não me lembro, nessa altura, de polémicas conceptuais sobre o(s) papel(is) da mulher nas diferentes culturas mas retenho a ideia da supremacia de cada identidade cultural. Ninguém devia achar-se culturalmente superior ao(s) outro(s).
E agora, questiono eu, se no outro lado estiver em causa a dignidade humana ? Se a mulher fôr igual a nada ? Devo continuar a aceitar a diversidade cultural ? Acho que não e espero que a conceptualização antropológica do Etnocentrismo tenha mudado um pouco.

2 comentários:

escola de lavores disse...

Concordo e gostaria que essa visão 'idílica' que nos era vendida tenha ganho algum sentido crítico. Uma coisa é tradição - que pode permitir a poligamia, consagrar a discriminação da mulher, etc. - outra coisa é a cultura, que se mede também pela dignidade de cada ser humano. Não vejo confusão possível entre as duas.

madalena disse...

O relativismo cultural acaba onde começam as violações do direitos humanos. Como admiradora da Margarteh Mead defendo que o respeito pela diferença é o valor mais importante. Mas o respeito pelos direitos humanos é a fronteira que não poder ser ultrapassada no caminho da tolerãncia cultural