sexta-feira

É sempre bom saber que estamos preparados para qualquer pandemia

Agora que temos pandemia e já se fala na reorganização do serviços de saude, aproveito para sugerir modificações no protocolo de crise perante suspeita de gripe A. É que infelizmente apanhei há dias um desses momentos de pânico hospitalar e o recado enviado (via utente que estava de saída) para a sala de espera da Estefânia, cheia de crianças doentes, foi este: "estão a mandar toda a gente para a rua". Era uma da manhã. Não estava uma noite amena e calculo que nem todos tinham carro ali à mão para guardar a respectiva criança como eu. A minha estava cheia de febre a aguardar pelo resultado dos exames. Ninguém sabia o que se passava mas um enfermeiro de máscara a montar uma barreira para impedir a passagem dava a entender que andaria qualquer coisa que não devia por ali. Eu só confirmei a suspeita porque no caminho para o carro cruzei-me com duas funcionárias à janela que me explicaram o que se estava a passar. Sorte a minha porque o pai que ficou à porta só conseguiu saber que "ah, isto agora são três horas, para limpar tudo...não vai reabrir tão cedo" O que fazer então ? Voltar para casa sem saber o que se passa com a criança, depois de quatro horas no hospital ? Aguentar no carro e esperar pela reabertura ? Não seria mais simples que o hospital reenviasse as crianças para outro local/ outro hospital mas não para a rua?
No meu caso, e quando já estavamos prestes a deixar a Estefânia, ainda voltei à porta para fazer o ponto de situação. Ainda bem que o fiz. Parecia que nada tinha acontecido. Já estava tudo na sala de espera. Os policias à porta descansados a dizerem que tudo estava normal. Afinal a suspeita não se confirmara. Uau !

1 comentário:

luisa disse...

porque é que não temos o número do DG de Saúde ou da ministra à mão para, numa situação dessas, fazermos aquele telefonema que faria com que ele ou ela aparecessem de surpresa na urgência? ... porque as câmaras de televisão não estariam lá a tempo de reportar a visita-relâmpago?