sexta-feira

A culpa é nossa, mas continuamos de rabo sentado a ver telejornais!?

A propósito de mais uma investida do mar, hoje, sobre as costas da Caparica e de Esmoriz e do filme que acabo de ver - An Inconvenient Truth, do Al Gore -, ocorreu-me isto:


A disciplina de História devia chamar-se Tempo. Precisamos saber como se viveu há séculos, não para debitarmos aos professores e ter nota máxima, ou nos vangloriarmos da nossa cultura geral e ganharmos uma legião de admiradores que nos respeitem.
.
Os conhecimentos de História servem para que compreendamos melhor o Presente e tomemos decisões que melhorem o Futuro. Os nossos professores e pais (se eles próprios soubessem… ) deviam ensinar-nos o que é o Tempo. Talvez se o entendessemos melhor, soubessemos que nos cabe a cada um de nós a responsabilidade de continuar (ou emendar, conforme os casos) as decisões tomadas há 5000 anos, ou mais.

Não é apenas parindo filhos que perpetuamos a Humanidade. É agindo com noção histórica; gerindo os milhares de anos que já passaram e os que hão-de vir. E isso faz-se a cada dia, gerindo as 24 horas que temos nas mãos. Nesses minutos podemos dar mais atenção (da verdadeira) aos nossos filhos; podemos trocar o nosso carro por um híbrido e usarmos mais vezes os transportes; podemos plantar uma árvore (ou pelo menos, não cortar as que já existem); podemos fazer menos lixo e reciclar o que produzimos; podemos respirar fundo em vez de ofendermos; podemos tentar pôr-nos no lugar do outro em vez de o julgar (até porque raramente temos dados suficientes para o fazer); podemos desligar o ar condicionado se a temperatura natural for aceitável; podemos-nos esforçar por ser melhores profissionais e contribuir para um país mais competitivo, em vez de enveredarmos pela preguiçosa vitimização de acharmos que trabalhamos para um patrão que nos escraviza em prol do seu conforto financeiro. Podemos mudar o mundo. Pô-lo do jeitinho que gostávamos de viver nele.

É bem mais produtivo do que ficar apenas de rabo no sofá a olhar para as desgraças que mostram os telejornais. Só agindo ganhamos o respeito dos que nos rodeiam. E "ganhamos" Tempo. ...........................................................................................................................

.Consta que o Al Gore só percebeu a importância disto tudo quando esteve na iminência de perder o filho de seis anos. E é quase sempre assim... O que terá de perder para ganhar esta responsabilidade?

2 comentários:

luisa disse...

marisa, é por isso que tu és uma pessoa especial!!!adoro-te, miúda! grande post!

Marisa disse...

é grandito é :)))