terça-feira

E o reino se despovoa

O Presidente da República parte hoje para a Índia. A visita tem como prioridade anunciada os negócios. Aparentemente, os empresários que acompanham Cavaco Silva foram escolhidos a dedo. Só vão os que têm mesmo, mesmo hipóteses de entrar no mercado indiano. No total: 60. Eu nem sabia que havia tantos empresários em Portugal, quanto mais que estão todos preparados para concorrer na economia indiana. Vejo e revejo a lista. Há quase vinte anos que encontro estes empresários, criteriosamente seleccionados, nas comitivas das visitas oficiais de presidentes, primeiros-ministros e até simples ministros. São sempre os mesmos e estão em todas. A esta hora já devem ter negócios em praticamente todos os países do mundo. Eu, nas muitas viagens que já acompanhei, não tenho ideia da concretização dos prometidos negócios. Lembro-me, isso sim, de relatos turísticos dos ditos empresários. Um, por exemplo, aconselhou-me, em Roma, a visitar a Capela "Sixteena". "A não perder"! Talvez tenha feito lá algum negócio que provavelmente vai tentar agora alargar à Índia. No Taj Mahal...

Sem comentários: