sábado

Boas Festas

Dei por mim a pensar em todas as casas em que já passei o Natal. Foram 5... e à medida que os anos passam parece que a memória visual desses anos se tornam mais claras. Ontem alguém me perguntava como é que conseguia lembrar-me de tanta coisa, de tantos pormenores. Nem eu própria sei, mas lembro-me... sobretudo dos detalhes. E por mais diferente que tenha sido cada natal em cada uma daquelas 5 casas, o espírito foi sempre o mesmo. Houve apenas um ano que foi realmente muito mais triste, tal como este ano será realmente muito mais feliz. De resto, o Natal para mim são as caras e os sorrisos daqueles que gosto, são as gargalhadas disparatadas, são as coisas boas que podemos comer com a desculpa que é Natal, são as grandes surpresas que fazemos à volta dos presentes. É quase como um jogo... surpreender o outro com alguma coisa que ele vai gostar, mesmo que isso custe, em alguns casos, muito pouco. Portanto, gastar dinheiro nesta altura faz parte do jogo e não de um acto de puro consumo. Não o entendo assim porque não o sinto dessa forma. O Natal tem também coisas chatas como as conversas do desgraçadinho - que contorno com mais gargalhadas - as programações tristes e repetitivas das televisões, a publicidade a apelar aos meninos pobres e aos que dormem nas ruas... tirando isso é perfeito! O Natal deixa saudades e se deixa saudades só pode ser bom. Boas festas!

Sem comentários: