terça-feira

Democracia participativa ?

Dominique Villepin respondeu à democracia participativa de Ségolène Royal com a transmissão televisiva dos conselhos de ministros. A crítica de Jacques Chirac e o segredo da discussão levaram o PM francês a ensaiar um novo modelo. Com seis câmaras de TV no Matignon, um conselho interministerial para falar de questões europeias, dominado pelo apagão de sábado, foi ontem transmitido em directo.
A transparência é uma regra básica da democracia mas não acredito na sua eficácia no processo final de decisão. Não por razões ocultas mas por simples discernimento no momento de decidir . Com câmaras de televisão à frente, os políticos transfiguram-se. Transformam uma reunião em espectáculo. As reuniões das comissões parlamentares, por exemplo, são diferentes conforme o circo (mediático) está montado ou não.
Acredito que um conselho de ministros em directo não passaria de encenação. A verdadeira reunião decorreria mais tarde ao telefone.

1 comentário:

dina disse...

Sendo os Estados Unidos um pais onde a maioria nao vota, e curioso o numero de referendos que cada estado faz por altura das eleicoes. Este ano, ha dois particulamente caricatos. Um tem a ver com a investigacao genetica das origens da homossexualidade entre as ovelhas. O outro propoe que sejam garantidas melhores condicoes de vida as porcas gravidas. Se isto nao e democracia participativa...