segunda-feira

Cada um luta com que o que tem à mão

Recebi hoje na caixa de correio (eu e os meus vizinhos) a revista municipal Outubro 2006 de Cascais (na linha é assim, não há cá boletinzitos informativos, é logo uma revista de 67 páginas "a fim de não estabelecer concorrência com os diversos orgãos locais de comunicação social" explica o presidente da Câmara).
Estando as autárquicas tão longe, não percebi. Folheando a publicação, encontrei só fotos e pequenos textos de "grandes projectos", obras já feitas, outras que toda a gente sabe estão a ser feitas ou pensadas, inaugurações e feiras, "eventos em destaque"... Portanto, a câmara de Cascais pagou para mostrar aos munícipes distraídos o que andou a fazer no último ano.
Aqueles que têm pachorra para ler a mensagem de António Capucho na página 3 conseguem entender o aparecimento da revista que cá em casa só ainda não foi para o lixo porque eu não quero errar as citações.
Eis o momento:"Um futuro que esperamos não seja aquele a que o Governo parece querer condenar as autarquias através do recuo da descentralização para os órgãos de poder local que estão mais perto dos cidadãos e melhor podem prosseguir certas competências, mas essencialmente pela via da proposta da Lei das Finanças Locais, que asfixiaria financeiramente as Câmaras e funcionalizaria os seus eleitos. Temos ainda a esperança de que esses propósitos sejam corrigidos em ordem a obtermos os meios indispensáveis para prosseguir o desenvolvimento sustentado das nossas autarquias, sem deixarmos de contribuir para o esforço nacional de racionalização das contas públicas."
Haverá ministros com casa em Cascais que serão sensíveis a isto (mas primeiro têm de abrir a revista...) ? Estamos já a ser preparados para a(s) obra(s) que não vai sair do papel ? Quando receber outra, aviso.

Sem comentários: