sábado

Gestores são idiotas (Jack Welch I)

«Cortem as ervas daninhas e terão um bonito jardim (..) os gestores que apenas gostam de números e que não querem saber de pessoas – mas elas existem na empresa! – são uns idiotas». Disse ontem, em Lisboa, Jack Welch, ex-CEO da General Electric e considerado pela revista Fortune o gestor do século XX.

Não entendo por que é que mesmo com tanto artigo, livro e curso de gestão, os gestores continuam a cometer constrangedoramente os mesmos erros do costume.

Costumo dizer que lhes falta auto-estima para enfrentar os desafios e as outras pessoas, mas talvez sejam mesmo parvinhos e lhes falte capacidade de aprendizagem.

1 comentário:

escola de lavores disse...

Não assisti à conferência, mas Jack Welch foi um dos melhores gestores do mundo e a sua reputação tem fundamento. Mas não consta que fosse um brilhante gestor de recursos humanos. Quanto à dúvida que levantas, sobre 'os erros do costume' entre os gestores, pois esse é o grande mistério!
Em resposta 'simples' os gestores de topo costumam dar prioridade a duas coisas: visibilidade pessoal ao máximo nos media; remunerações ao máximo na conta bancária pessoal.