terça-feira

Ainda bem que há pessoas assim!

Há pessoas que inspiram. Olhamos para elas e ficamos inspiradas. Há outras que, por alguma razão, confiamos a nossa vida, a quem recorremos em altura de crise, a quem recorremos sempre que temos dúvidas… O mais engraçado é que não há explicação para isso. Da mesma forma que não conseguimos controlar a empatia que temos por alguém ou a falta dela... E eu fico a pensar: ainda bem que há pessoas assim!

segunda-feira

Cherchez la femme

Cerca de doze horas antes da hora marcada, Carmona Rodrigues avisou os vereadores da Câmara de Lisboa de que a reunião marcada para discutir e votar o orçamento da Câmara estava adiada por uma semana. A decisão - talvez menos intempestiva do que aparenta - é bem o sinal do desgoverno que se vive na Câmara. Depois de ter rompido a coligação com Maria José Nogueira Pinto, Carmona caiu em si e percebeu que sem aliança não haveria orçamento. Ela, matreira, fez saber que pedira, por carta, o adiamento da reunião e ele, envergonhado, lá adiou. PS, PCP e BE garantem que não queriam o adiamento. Não o pediram nem vão mudar o voto por causa dele. mais uma vez, está tudo nas mãos dela.
Enquanto isso, o PS vai dizendo umas vezes que colabora, outras que não, umas vezes que é oposição responsável, outras que Jorge Coelho é que era bom para presidente... não se percebendo muito bem o iria Coelho fazer para uma Câmara que - se a conseguisse ganhar - teria que governar com a oposição sistemática da Assembleia Municipal, onde o PSD tem a maioria.
No meio de tanta confusão, o que parece fazer mais sentido é mesmo a teoria segundo a qual Marques Mendes não desdenharia substituir Carmona Rodrigues. Desastre por desastre, na Câmara Mendes sempre teria o palco que lhe falta e talvez conseguisse não desaparecer de vez. Quem sabe, a toda poderosa Maria José Nogueira Pinto não lhe daria o seu apoio, na mira de arrecadar munições para outras guerras que adivinha lá mais para a Primavera, depois do referendo sobre o aborto.

Chavez, outra vez


Palavras, para quê ?!!!

Salazar o mais popular


Parece que na primeira fase da eleição dos heróis portugueses feita para o programa da RTP o Salazar aparece como o mais popular. Não é possível!

domingo

Elogio ao tupperware

Viv'ó tupperware! Sempre quis escrever um post assim, de sentido elogio àquelas caixas milagrosas onde se podem congelar/ guardar/ transportar as papas dos bébes e as comidas que as mulherzinhas fazem de véspera...
A marca que deu nome ao produto - e, por muitas e boas imitações que haja, não há como o original! - continua a inventar novas formas para os velhos usos que tornaram o plástico e o silicone grande amigo das 'donas de casa'.
Um dos modelos mais recentes são estas caixas, com três ou quatro diâmetros, completamente flats quando vazias, mas que com um sistema ardiloso de fole ganham o volume desejado... Muito engenhosas, sim senhora!

O Dia do Senhor




Depois de Anjos da América, agora Little Children. Damos-lhe uma oportunidade aqui selecto clube do Dia do Senhor. Esperemos que a saiba merecer.

Epá...

...de repente achei que o Sócrates...(ou o Guterres)...estivesse a entrar cá em casa.
Afinal, é só o "1492" que está a passar na televisão...

sábado

Referendo


A Rádio Renascença assumiu há dias o Não no referendo à despenalização do aborto. Ainda bem. A Emissora Católica Portuguesa limitou-se a tornar pública uma posição que só terá surpreendido os mais distraídos. É melhor que o faça agora deste modo do que vir mais tarde a demonstrá-lo na prática. Ou os senhores ouvintes não sabem o que é que andam a ouvir ? Os jornalistas, esses, sabem bem onde trabalham...e o posicionamento editorial se deve ser respeitado não obriga ninguém a partilhá-lo.

Também gosto desta

Esta descobri na semana passada e recomendo. Pela abordagem dos temas (o dia internacional contra a violência de género é assinalado com um trabalho sobre a possibilidade de recuperação e os programas de reabilitação dos agressores) e as crónicas (Em "O rabo de Sharapova" Edurne Uriarte diz que o governo pode fazer todas as leis de igualdade que o machismo continua colado à pele e dá o exemplo do ténis).
Porque é que os jornais portugueses não distribuem revistas assim ?

Babel - If you want to be understood... Listen



Fui à ante-estreia de Babel, o novo filme de Alejañdro González Iñarritu. Não ia preparada para um filme daqueles. À medida que os minutos passavam, e o tempo me absorvia de forma apertada, senti-me como se estivesse à beira do abismo... ia deslizando cada vez mais na cadeira. Dois casais sairam antes do filme acabar. Desconheço a razão. Só sei que este é um daqueles filmes brutais... com uma carga psicológica tão grande que há momentos em que nos apetece desistir e sair porta fora. Não vale contar a enredo até porque a palavra Babel já diz muito. Recomendo, mas para um dia em que não estejam em baixo de forma.