terça-feira

Democracia participativa ?

Dominique Villepin respondeu à democracia participativa de Ségolène Royal com a transmissão televisiva dos conselhos de ministros. A crítica de Jacques Chirac e o segredo da discussão levaram o PM francês a ensaiar um novo modelo. Com seis câmaras de TV no Matignon, um conselho interministerial para falar de questões europeias, dominado pelo apagão de sábado, foi ontem transmitido em directo.
A transparência é uma regra básica da democracia mas não acredito na sua eficácia no processo final de decisão. Não por razões ocultas mas por simples discernimento no momento de decidir . Com câmaras de televisão à frente, os políticos transfiguram-se. Transformam uma reunião em espectáculo. As reuniões das comissões parlamentares, por exemplo, são diferentes conforme o circo (mediático) está montado ou não.
Acredito que um conselho de ministros em directo não passaria de encenação. A verdadeira reunião decorreria mais tarde ao telefone.

A propósito das votações de hoje nos EUA




Suponhámos que estamos em 2008 e as eleições presidenciais norte-americanas oferecem o confronto:
Hillary Clinton/Barack Obama (Democratas)
VS
John McCain/Condolezza Rice (Republicanos)

...quem é que não quereria votar?!

Musicas


Tenho pena de não lhe ter visto os olhos mas, apesar dos meus se terem chegado a fechar por instantes carioca , foi bonita a festa, pá ! Especialmente pela parte final com Chico Buarque a regressar duas vezes ao palco com musicas antigas. Pelo meio esqueceu-se de uma letra (e no silêncio disse simplesmente 'esqueci-me!') e respondeu a um crítico de jornal que escrevera que o concerto era triste ('nós não estamos tristes, é só para não perder o ouvido...').

segunda-feira

O Diabo Veste Prada, Channel, Dolce & Gabanna

Este fim-de-semana fui ao cinema ver "O Diabo veste Prada". Está longe de ser um filme brilhante, mas ainda assim achei graça. Talvez pela sua dose de realismo. Dei por mim a rir baixinho em cenas que ninguém (da plateia) pareceu achar graça. Mas já estou habituada. Há duas cenas marcantes. Uma em que dizem à assistente (interpretada por Anne Hathaway) que terá uma promoção quando a vida pessoal estiver desfeita, quando quase não existir. Outra quando a própria assistente reconhece que a editora da Runway Magazine (interpretada por Meryl Streep) não é o monstro que querem fazer dela, dizendo que se fosse um homem ninguém acharia que ela era terrível. Seria apenas um bom gestor. Estes diálogos adaptam-se tão bem a toda a sociedade! Há também o conceito de fashion, de vida glamorosa que toda (?) a gente quer ter...
Claro que leva-se uma lavagem de moda... vestidos, casacos, malas, sapatos... e sai-se da sala a pensar: "Vou já comprar uns sapatos salto alto agulha!". Parecem tão simples, tão práticos de usar no dia a dia!

Os nossos rapazes

A America e, de facto, um pais em guerra. Estao de parabens os estrategas de W. Bush que conseguiram transformar as raparigas americanas em noivas saudosas do bem amado que combate la fora. As mulheres americanas em maes ansiosas por noticias do Iraque. Os homens americanos em pais orgulhosos "dos nossos rapazes". Nao ha cerimonia publica - da missa ao futebol - que nao comece com um momento de silencio em homeangem aos soldados americanos "que lutam pela liberdade". No futebol, assisti mesmo a uma cena patetica na qual os pais de um jovem morto enquanto combatia o eixo do mal acenavam a multidao via ecran gigante, ao mesmo tempo que o speaker dava conta da sua presenca no estadio. O filho morreu mas eles ali estavam estoicos, orgulhosos. Para mim, e espantoso que uma guerra que ja custou tantas vidas ainda nao tenha custado votos aos republicanos. Pode ser que isso mude a partir de amanha.

Diário do ginásio

Está uma pessoa a queimar calorias na passadeira com a Ti Maria a preparar migas com entrecosto no programa da Fátima Lopes sintonizado no televisor mesmo à minha frente. Assim, é impossível !

Doces congressos


Não têm deputados mas não lhes faltaram rebuçados nas mesas do congresso que decorreu este fim-de-semana em Lisboa.
Com um militante (Miguel Félix António) a propôr a extinção do partido de Manuel Monteiro, nada melhor do que adoçar o debate...

Primeiro estranha-se

E assutadora a facilidade com que nos podemos habituar a certas coisas que, racionalmente, desprezamos em absoluto. Nas ultimas tres semanas fiz nove viagens de aviao dentro dos Estados Unidos. O que se traduz em dezoito passagens pelo detector de metais, dezoito caminhadas sem sapatos, uma quantidade razoavel de vezes no papel da pessoa escolhida ao acaso para ser revistada e cinco papelinhos dentro da mala, dando conta de que a dita foi aberta pelas "autoridades". O dito papel serve nao tanto para nos dar conta da devassa, mas mais para nos avisar de que se alguma coisa aparecer estragada, temos bom remedio: comprar uma nova. A primeira vez que encontrei o dito papel dentro da mala vocifrei contra este atentado aos meus direitos. Depois, comecei a perceber que, afinal, tenho sido uma felizarda: nao desapareceu nada, a mala esta num estado razoavel e a roupa nao ficou estragada ou cheia de creme e gel de banho como aconteceu a alguns companheiros de viagem. Agora, quando abro a mal, so espero que, do mal o menos, o papel esteja la e o resto tambem, tudo de boa saude....

domingo

engraçadinhos&mentecaptos

Acabei de ver um sketch dos famosos Gato Fedorento na televisão pública.
Era suposto ser uma paródia ao programa Prós & Contras. Foi o achincalhar de um assunto realmente sério, como é o da despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Inqualificável!

Não sou fã do quarteto: acredito que qualquer um faria aquelas piadas (mas agora são eles que estão na moda - e as pessoas precisam de carneirar - nada há a fazer).
Tinha o Ricardo DE Araújo Pereira como razoavelmente culto e inteligente. Afinal é só mais um espertinho - aliás, o moço já tinha dito que só não brinca com o Benfica e com o Alvaro Cunhal... Por isso, brincar com a DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ - que não é o mesmo que ser a favor do aborto...- só se encaixa na piada fácil e bacoca, típica de uns reizinhos que gozam com o povo. E o povo faz que gosta. E o povo paga!
Porquê?

Hoje é o dia do Senhor!


Paulo Pires, porque não???

...pois se ele até é português...

[esqueçam o modelo, concentrem-se no actor)