terça-feira

Até amanhã !

Parque de pedra

É um dos grandes orgulhos do presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Chama-se Parque dos Poetas. A 2ª fase começou logo pouco depois do Sr. Isaltino Morais ter ganho as eleições que é para, mais tarde, vir dizer que cumpriu os prazos. Para quem não conhece, o Parque dos Poetas fica perto da rotunda a quem chega a Oeiras pela auto-estrada. Tem árvores - poucas e ainda pequenas (ao ponto de não fazerem sombra) -, tem relva, banquinhos, um parque infantil, fontes, e muitas, muitas estátuas valiosas. Como já tem 'poucas' estátuas, Isaltino Morais já fez saber que terá mais 30. Bem, mas o que está agora em construção é a segunda fase do parque. Um gigantesco descampado - onde todas as pessoas com cães iam passear e brincar com eles - está a ser transformado na continuação do parque. Como passo por lá todos os dias, fico cada vez mais espantada. Então não é que estão a fazer uma mega estrada de pedras soltas? Ou seja um caminho de pedra, mas inacessível... ou seja, é apenas um projecto de arquitectura paisagística. Não sei como se gasta dinheiro a fazer aquilo e que propósito irá servir. Visto do ceú deve ser engraçado... mas segundo li no Boletim Muncipal, a ideia é que à volta desse caminho de pedra existam apenas girassóis... E eu pergunto-me: quem é que quer um jardim assim? Para ser visto do espaço? De que forma servirá as pessoas? Abomino aquele projecto... não vejo qual a piada daquilo e quem ali vive ficará sem grandes alternativas para ir com os cães. Sim, porque o parque dos Poetas é interdito a cães!

Mãe

Dei por mim deitada na cama a pensar na palavra “mãe”. De como é tão bom ter uma mãezinha, sobretudo quando essa mãe é a pessoa mais importante na nossa vida. Uma mãe que pensa em nós todos os dias, que nos melga quando não nos apetece, que se for preciso nos faz canja de galinha, que nos diz as palavras certas mesmo quando pensamos que ninguém imagina o que vai na nossa cabeça. Que nos diz com a maior naturalidade do mundo: “essa camisa não te favorece”, que é uma farmácia ambulante, que se antecipa nos gestos, que está sempre ali ao alcance de um telefonema… Bem sei que ainda falta muito para o Dia da Mãe, mas apeteceu-me!

PS à querida Luísa: Tens razão, estas gajas não falam de sexo, do Chico, de sandálias Prada… uma vergonha. Sei que tenho estado “desaparecida em combate”, mas prometo voltar com mais regularidade à escrita aqui na escola. Nunca gostei de ter negativas!

O dia em que conheci Hannibal

O estado de Oregon tem dois milhoes e meio de habitantes. Ha dez anos, fechou o seu unico hospital psiquiatrico. Porque os doentes tinham mais possibilidades de cura se fossem integrados nas comunidades. Porque os hospitais gerais iam passar a ter uma ala para doentes mentais. Mas porque nao havia dinheiro, nada disso aconteceu. Resultado: os "loucos" estao todos na cadeia. Uma cadeia feita para 400 presos, tem 700. Quase todos sofrem de perturbacoes mentais. Atras dos grossos vidros que substituem as grades, olham-nos, olham-me com olhares vazios, olhares furiosos, olhares de gozo. O mesmo olhar de gozo com que Hannibal olhava Clarice. Por detras de um vidro grosso. Nao sei se a prisao de Portland encerra algum canibal. Acho que nao. Mas o olhar....

Congeminações com os botões da Luisa

Sexo: Privado
Engates: Um chega
Poesia: À vontade do freguês
Criancinhas: Estão a dormir
Lesbianices: Elas lá sabem
Chico: Já tenho bilhete
Sandálias Prada: São muito caras
Causas fracturantes: Não assino, logo, não posso comprar sandálias Prada
(des)amores: Fica para nós

PORTANTO, AGORA, TOCA A POSTAR. PARECE QUE ESTÁ TUDO NA DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO DE ESTADO EM COMISSÃO ! É PRECISO ULTRAPASSAR A CRISE !!!

segunda-feira

Cada um luta com que o que tem à mão

Recebi hoje na caixa de correio (eu e os meus vizinhos) a revista municipal Outubro 2006 de Cascais (na linha é assim, não há cá boletinzitos informativos, é logo uma revista de 67 páginas "a fim de não estabelecer concorrência com os diversos orgãos locais de comunicação social" explica o presidente da Câmara).
Estando as autárquicas tão longe, não percebi. Folheando a publicação, encontrei só fotos e pequenos textos de "grandes projectos", obras já feitas, outras que toda a gente sabe estão a ser feitas ou pensadas, inaugurações e feiras, "eventos em destaque"... Portanto, a câmara de Cascais pagou para mostrar aos munícipes distraídos o que andou a fazer no último ano.
Aqueles que têm pachorra para ler a mensagem de António Capucho na página 3 conseguem entender o aparecimento da revista que cá em casa só ainda não foi para o lixo porque eu não quero errar as citações.
Eis o momento:"Um futuro que esperamos não seja aquele a que o Governo parece querer condenar as autarquias através do recuo da descentralização para os órgãos de poder local que estão mais perto dos cidadãos e melhor podem prosseguir certas competências, mas essencialmente pela via da proposta da Lei das Finanças Locais, que asfixiaria financeiramente as Câmaras e funcionalizaria os seus eleitos. Temos ainda a esperança de que esses propósitos sejam corrigidos em ordem a obtermos os meios indispensáveis para prosseguir o desenvolvimento sustentado das nossas autarquias, sem deixarmos de contribuir para o esforço nacional de racionalização das contas públicas."
Haverá ministros com casa em Cascais que serão sensíveis a isto (mas primeiro têm de abrir a revista...) ? Estamos já a ser preparados para a(s) obra(s) que não vai sair do papel ? Quando receber outra, aviso.

Congeminações com os meus botões

Às vezes penso se isto não deveria ter um ponto final: um blog de gajas onde não falam de sexo, nem de engates, nem de poesia, nem das criancinhas, nem de lesbianices, nem do Chico, das sandálias Prada e raramente de causas fracturantes, nem sequer dos seus (des)amores?!?
Enfim!... Reconsidero e, por mim, cedo quotas sem trespasse à Susana, que ainda é a rapariga mais produtiva e com menos hiatos. Ela sim, justifica audiências e diz coisas acertadas - e tem carradas de razão para mandar SMS a perguntar: "Então, não postas nada?"
Nós outras - falo por mim - ou viajamos ou andamos sempre cheias de stress - e sabemos que afazeres são o que não falta à Susana! Tanto assim é que, de vez em quando, vamo-nos abaixo, ...não é ---?
E quando não é o trabalho, são os problemas domésticos, pessoais ou transcendentais que não deixam postar...
Por isso, sem mágoas o digo: já que nos baldamos à escola, fiquemo-nos pelos almoços e jantares - podem ser em piquenique, pois o que conta são as comensais.
A menos que se dê uma volta ao estilo...

São muito bons



Entrei há pouco tempo no mundo do Teatro Infantil de Lisboa mas desde o excelente "D. Quixote", há dois anos, o TIL tornou-se programação obrigatória no Outono cá de casa.
Este ano "A Flauta Mágica" já foi aplaudida de pé.

(Apesar do D. Quixote continuar no topo das preferências...)

domingo

Meter a mão no bolso...

... não na consciência.

É significativo - do estado da nossa civilização? -que um simples exercício de cidadania, como é a eleição do Presidente da República no Brasil, se resuma a:
"a ética ou o bolso?" (como dizia a correspondente da SIC)
E o bolso - como quem diz, uns dinheirinhos para o pessoal - ganha sempre.

Ter consciência social 'obriga' a não ter ética?
Não creio.

Hoje é o dia do Senhor

Mark Ruffalo, 38 anos, actor norte-americano de ascendência italiana, casado, dois filhos,... também faz parte daquele grupo de artistas que costumam dizer mal de George W. Bush.
Há anos que não deslinco dele, mesmo quando é uma ameaça para a encantadora Meg Ryan "In the Cut", mas também em "We Don't Live Here Anymore", "XX/XY", "My Life Without Me", "Rumor Has It...."