"Ele está a terminar o seu mandato. Deixemo-lo ir em paz". A justificação da recusa do PS em chamar Souto Moura ao Parlamento para dar explicações sobre o Envelope 9 é digna de registo. Ricardo Rodrigues, vice-presidente do grupo parlamentar socialista, explicou:"Nós temos de facto muita pena que o PRG não tenha resolvido muitos dos assuntos e tenha reconhecido muitos dos seus erros como fez aqui na Assembleia da República (...) Não vale a pensa chover no molhado. Do que é que servia o PGR vir aqui no dia 4 de Outubro, ele vai-se embora dia 9". Um jornalista ainda perguntou insistentemente se Souto Moura não deveria prestar contas. Ricardo Rodrigues respondeu: "Ficará na consciência dele...aquilo que ele fez de bem, aquilo que ele fez de mal e os portugueses avaliarão também...no meu caso concreto eu já avaliei muito bem...avaliei e fico muito satisfeito de termos um novo Procurador Geral da República".
Por causa do Envelope 9 o Presidente da República Jorge Sampaio, em plena campanha presidencial, marcou uma declaração para as 8 da noite anunciando que pedira explicações urgentes ao PGR. Passaram 8 meses. Deixemo-lo ir em paz...não macemos o senhor...não belisquemos (mais) a Democracia.
sexta-feira
quinta-feira
Compromisso Portugal

Cavaco Silva chamava-lhe Mourinho. Uma amiga minha preferia tratá-lo por "manequim da Rua dos Fanqueiros". Porque durante toda a campanha presidencial não tirou um célebre sobretudo castanho que, mesmo entre cotoveladas e banhos de multidão, teimava em sair impecável como se tivesse acabado de passar pela lavandaria. Convenhamos que é obra. Ou um traço provocatório dos novos revolucionários de Portugal...
O novo estatuto do jornalista
Lamento mas cobrir a audição do sindicato de jornalistas na comissão parlamentar de assuntos constitucionais não é a mesma coisa que fazer uma reportagem sobre violência doméstica. Há acontecimentos diários que reproduzem a mesma lógica informativa, diferentes de um trabalho que pede outras técnicas, outra imaginação, outro tipo de saber. Relatar a audição parlamentar não é apertar parafusos mas é um trabalho intelectualmente mecânico para quem o faz diariamente. E paga por uma empresa para isso, logo, a questão dos direitos de autor aqui não se coloca. Eu tenho um contrato com uma empresa para a função de jornalista, desempenho-a e ela paga-me. Se essa empresa tem várias antenas (veja-se o caso da RDP que, há anos, tem a Antena 1, Antena 2, Antena 3, Internacional, África) a antena que quiser passa o meu trabalho porque o meu contrato é com a Empresa-mãe e não com a Antena 2 ou com a África. Não me choca. A Antena 1 até pode não querer um trabalho que me encomendou numa tarde mas a Antena 3 pode estar interessada em receber. Isto é assim há anos e não vi ninguém preocupado.
Sobre a alteração dos textos: Não é isso que JORNALISTAS chegam a fazer, quase diariamente, a outros JORNALISTAS ? Convém lembrar que os superiores hierárquicos são jornalistas. São eles que, por questão de gosto ou espaço, mudam a prosa (na imprensa) ou limitam-se a não passar a peça (na rádio). São jornalistas-camaradas-companheiros que o fazem e não o malvado patronato ou o fascista legislador... É como o trabalho dos estagiários: quem é que lhes define a agenda ? Não são superiores hierárquicos jornalistas?
PS. Voltarei mais tarde ao artigo 11 sobre a revelação das fontes, esse preocupante.
Sobre a alteração dos textos: Não é isso que JORNALISTAS chegam a fazer, quase diariamente, a outros JORNALISTAS ? Convém lembrar que os superiores hierárquicos são jornalistas. São eles que, por questão de gosto ou espaço, mudam a prosa (na imprensa) ou limitam-se a não passar a peça (na rádio). São jornalistas-camaradas-companheiros que o fazem e não o malvado patronato ou o fascista legislador... É como o trabalho dos estagiários: quem é que lhes define a agenda ? Não são superiores hierárquicos jornalistas?
PS. Voltarei mais tarde ao artigo 11 sobre a revelação das fontes, esse preocupante.
Elogio à escola
Nesta espiral louca em que tenho andado nem por cá tenho passado (rimou...). E agora que passei, devo dizer que adorei :) É giro ver isto de fora. Poria este blogue na lista.
E agora vou dormir que outro dia está p'ra vir :))
E agora vou dormir que outro dia está p'ra vir :))
quarta-feira
Keep life simple
Um produto com um slogan assim só pode ser bom!
Ouvi falar de Mirena, fabricado na Finlândia (tinha que ser lá!...).
Resolve imensos problemas, segundo a melhor fórmula - digo eu - que é evitá-los.
E tem o bónus de nos fazer transitar por aquele período do mês sem darmos conta disso.
Resumindo: é a grande revolução dos métodos...
[e não digam que na Escola não se aprende nada... Até depois!]
Ouvi falar de Mirena, fabricado na Finlândia (tinha que ser lá!...).
Resolve imensos problemas, segundo a melhor fórmula - digo eu - que é evitá-los.
E tem o bónus de nos fazer transitar por aquele período do mês sem darmos conta disso.
Resumindo: é a grande revolução dos métodos...
[e não digam que na Escola não se aprende nada... Até depois!]
terça-feira
Uma banda (ainda) a duas vozes
Depois do anúncio do novo PGR sucederam-se as reacções. No Parlamento, Nuno Magalhães falou pelo CDS. Meia-hora mais tarde o gabinete de imprensa do Caldas avisava os jornalistas que por parte do CDS reagia Mota Campos...
O verdadeiro motor do Plano Tecnológico
A pergunta logo de manhã para São Bento e Belém era "A partir de que horas tenho que me colar à net ?". A reunião PR-PM estava marcada para as 17h, a cooperação estratégica tem evitado fugas de informação, no caso do novo Procurador-Geral da República só depois dessa hora se saberia alguma coisa pelo site do Presidente, como a prática o tem demonstrado. E assim foi. Desta vez, nem a Lusa se antecipou. Às 6 e 10, ainda os noticiários das rádios estavam no ar, bastou um click no site para se conhecer o nome. Isto é que é profissionalismo digital: informação à mesma hora disponível para todos.
Ainda a dúvida editorial
Um anónimo lembra mais abaixo que o Diário de Notícias dedicou, nos últimos dois meses, dois dossiers à violência doméstica. Pois é. Um dos quais no dia 21 de Agosto com o fabuloso título "Portugueses continuam a matar e morrer por amor". Se tivesse ouvido atentamente Rui Abrunhosa Gonçalves, um psicólogo entrevistado no referido trabalho, percebia que não há nada mais falso do que essa ideia cor-de-rosa de que eles matam por amor. "Só se fôr amor próprio", dizia ele na rádio, com ironia, desmontando essa anormalidade. A Violência Doméstica não é uma questão de Amor mas de Poder. (É o que dizem os especialistas, a que se refere...)
Como diz e bem o nosso anónimo o DN fez dois trabalhos sobre este tema. No Verão, não foi ? Infelizmente o problema não é sazonal e, há dias (1,2 semanas ?) até referiu dois casos, faço-lhe essa justiça. Como vê, aqui na Escola lemos todos os jornais, não só os errados. Já linkámos o DN, o Público (última-hora, claro), o JN, o Correio da Manhã, o 24 Horas, o Expresso...
Como diz e bem o nosso anónimo o DN fez dois trabalhos sobre este tema. No Verão, não foi ? Infelizmente o problema não é sazonal e, há dias (1,2 semanas ?) até referiu dois casos, faço-lhe essa justiça. Como vê, aqui na Escola lemos todos os jornais, não só os errados. Já linkámos o DN, o Público (última-hora, claro), o JN, o Correio da Manhã, o 24 Horas, o Expresso...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



