terça-feira

"Não há reformas sem perturbação"

Diz hoje o ministro das finanças Teixeira dos Santos ao Diário Económico. A máxima aplica-se a tudo na vida.

E agora isto não tem a nada a ver, mas... Na primeira página do DN diz-se "Taxa de insucesso escolar diminiu 22% em dois anos". Eu nunca vivi numa ditadura, mas já ouvi as notícias em Cuba, por exemplo, e hoje, a ler isto só me lembrei do Fidel. Já para não falar do Salazar que nunca "apanhei". Não queria ser desmancha-prazeres, mas...

sábado

Socratismo vs Guterrismo

Numa tirada, o ministro da ciência Mariano Gago explicou, hoje, nas Novas Fronteiras, o que distingue os governos de José Sócrates e de António Guterres:"Com Guterres, eu era o ministro da paciência. Com Sócrates - e aprendi com ele - sou o da falta de paciência !"

As lições de Moscovo

Algumas semelhanças entre a estada de Putin em Lisboa e a visita de Sócrates a Moscovo:

* O caos matinal para entrar em Lisboa com o fecho da CREL e afins para as delegações rumarem a Mafra / o caos em 100 km de autoestrada que liga Moscovo até à pista onde estava estacionado o Beriev apaga-fogos, que Sócrates foi ver. A autoestrada foi fechada para a comitiva portuguesa passar enquanto filas e filas de russos, parados e fora dos carros, esperavam nos acessos à dita...
* Putin fechou a Praça Vermelha para o jogging matinal de Sócrates / Lisboa fechou o Oceanário para o presidente russo

Algumas diferenças :
* Sócrates dormiu no Kremlin /...Putin terá ficado no D.Pedro (num hotel ? Que raio, não havia palácio ou castelo para deitar o homem ?!!!)
* Putin amastrongou-se de perna aberta na poltrona de São Bento/ Sócrates cruzou a perna, é um senhor.
* Os jornalistas portugueses tiveram de deixar os telemóveis à porta do Kremlin / Os jornalistas russos em Lisboa estiveram sempre contactáveis...


* Foi só a mim que fez confusão o espectáculo televisivo de quinta-feira dos Jerónimos a São Bento a tarde inteira ? Tanto directo sem nada para dizer, apenas para mostrar o figurão. Gostei particularmente da contraprogramação cultural lisboeta sobre direitos humanos na Russia (direitos quê ?)

quinta-feira

Comissão de trabalhadores para os deputados, já !

O menezista Luis Montenegro, novo vice-presidente da bancada do PSD, estreou-se ontem à frente dos seus deputados da comissão parlamentar de assuntos constitucionais (a primeira, a mais xpto da Assembleia) com reivindicações laborais. Quais escutas, qual pacote anti-corrupção, qual distribuição de diplomas pendentes...Montenegro mostrou-se acima de tudo preocupado com a situação dos deputados suplentes das comissões logo a abrir a reunião. Porquê ? Porque não têm direito a ajudas de custo pela sua presença nas reuniões. Está montada a algazarra, do género:"-Amanhã aparece lá tu; - Eu,, porquê, se não ganho nada com isso; - Epá, mas aparece; - Olha, pede ao efectivo que vá, ele sempre tem direito à ajuda de custo".
Durante meia hora, foi este o tema da reunião com deputados socialistas a mexerem-se na cadeira e até António Felipe, do PCP a dizer que o assunto não devia ser tratado ali. Soube-se que Jaime Gama estava a preparar um despacho sobre esta questão e o novo PSD a assumir-se como a vanguarda na defesa dos direitos dos trabalhadores eleitos pela nação.

Ainda mexemos


A Marisa ressuscitou o que eu pensava ter acabado no domingo com o post da Luisa.
Hoje, um homem explicava-me assim os últimos dias (semanas ?!) da Escola de Lavores: "é mais uma prova de que as mulheres são umas inconstantes"...

quarta-feira

Menos inteligentes ou mais burros?

Sinceramente acho que somos todos (e cito toda a paleta de cores) mais a atirar para o burro do que para o inteligente.

Todos queremos ser felizes, todos (quase sempre) sabemos como poderiamos ser, mas (quase) todos preferimos andar para aí a "calimerar" do que nos fazermos à vida...

...nem que que seja, tentando compreender como ela é; como é, afinal, a nossa cabeça; o que, afinal, nos move; o que, afinal, nos frusta... e como, a maior parte dessas motivações (quase sempre) não são mais do meros cookies do passado mal apagados, mas suficientemente poderosos para retardarem este complexo disco rígido que é o nosso cérebro.

E, para uma certa classe que não é assim tão pequena quanto isso, bastava desembolsar uns trocos ao fim de um mês num divã de um psicólogo. Diz que, agora, finalmente, até já se pode deduzir a conta no IRS.

Parece que um Governo finalmente se fez esperto. Nada melhor para baixar o défice do que elevar a auto-estima.

E se os negros forem realmente menos inteligentes? What's the problem?

Ainda não percebi, afinal, em que contexto nem com que palavras o senhor Nobel ADN terá dito que os africanos são menos inteligentes do que os outros (asiáticos? europeus? americanos?). De qualquer forma, não percebo por que é que fica toda a gente tão irritada.

Por que carga de água não poderá, por ventura, um grupo de indivíduos, seja ele qual for, ter uns atributos acima da média e outros atributos abaixo?

Esta mania de que somos todos iguais é que me irrita.

Depois há quem venha com argumentos anti-racistas e anti-manipulações genéticas e anti busca da perfeição (refiro-me, por exemplo, à Helena Matos, no Público de hoje)...

Não defenderão os "anti-racistas radicais" eles próprios uma forma utópica de perfeição?

Amigos, capacitem-se de uma coisa: não somos todos iguais! Eu, por exemplo, não terei um QI tão elevado como biliões de outros humanos, mas terei certamente um QE e um QS superior. E mesmo assim hão-de ser inferiores aos de outros tantos. E depois?

Onde está escrito que tenho de ser perfeita?

Mais: Isto de rotular grupos pode ser útil para muita coisa, mas, at the end of the day, tudo é estatística, com todos os inconvenientes da matemática, nomeadamente quando o tema mete médias, esse grande esbatedor de realidade.

Se metade dos europeus fossem génios e outra metade burros, seríamos todos apenas uns reles mediocres aos olhos do resto do mundo. E depois?

domingo

Mudança de estação


há um tempo para tudo...
fico-me pelo meu apeadeiro.
sereis sempre bem-vindas.
desejo-vos boa sorte.

[e à espera que se marque o jantar...]

sábado

Viva a BD!


Já começou, na Amadora, mais um Festival de Banda Desenhada. É daqueles eventos onde adultos e graúdos se misturam muito bem. Não há igual em Portugal....

terça-feira

Para amanhã, 17 Outubro

"Se estás em Lisboa, participa no Requiem à Pobreza, dia 17 de Outubro, em frente à Assembleia da República, 17h00. O Requiem é uma iniciativa internacional a que Portugal aderiu sob a organização em parceira com a Pobreza Zero e o Coro Vox Laci. Dá ao maior número possível de pessoas a oportunidade de elevar as suas vozes para fazer tanto uma declaração artística como política e assim apoiar a luta contra a pobreza global. São já 200 os coralistas inscritos e tu podes juntar-te a cantar ou apoiar, assistindo. Mais em www.voxlaci.com"

E já agora atentem aqui :
854 milhões de pessoas sofrem de fome crónica

domingo

O dia do senhor...










JONATHAN RHYS MEYERS
Para ver todas as noites de segunda a sexta-feira, no canal 1 da RTP na série "Tudor's" encarnando o papel do louco Henrique VIII.

sábado

“Lucky não”

Estar aqui, nesta casa sem ele, é como se fosse um desafio. É o princípio de uma vida nova. Uma vida um pouco mais vazia. E é por isso que a casa já não faz sentido. Abro a porta devagar para que ele não ladre e acorde a miúda. Olho para a taça com pouca água. Esqueci-me de a tirar… Uma sensação estranha e constante de que falta qualquer coisa. Não oiço os passos atrás de mim. Toda a gente diz que o tempo ajuda. Que nos adaptamos, talvez… mas fica tudo com menos graça. Esta é a pequena e inútil homenagem ao querido Lucky que nos deixou.

quarta-feira

Um congresso na era menezista

Os almoços com os jornalistas já não são com os dirigentes do partido mas com a agência de comunicação que continua a tratar da imagem do líder...

Contra a pena de morte

um dia assim faz todo o sentido.
infelizmente.
10 de outubro

terça-feira

tese+antítese=síntese

Um senhor de nome difícil, treinador de profissão, diz que
"As mulheres são um flagelo para os jogadores de futebol"

Se calhar, a frase aplica-se a muitos outros casos.
E o inverso, também.

domingo

O bom sai bem



























Num supermercado perto de si.

O dia do Senhor






...sem comentários!!!

[alguém sabe quem é?...nome, email, telemóvel, qualquer coisa... agradecida!]

sábado

A diferença entre o homem que bate na mulher todas as semanas e o que lhe dá um soco só de 3 em 3 anos...














A uma semana de mais uma overdose de fé, a revista do DN publica uma entrevista de Pedro Almeida Vieira ao reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra, que nos brinda com pérolas como estas:


Havia vidas desgraçadas quando não existiam divórcios...
Havia e hoje também há. E agora até há mais. No tempo em que não havia divórcios, havia situações bastante dolorosas, mas a pessoa resignava-se. A mulher dizia: calhou-me este homem, não tenho outra possibilidade, vou fazer o que posso. Ao passo que hoje as pessoas querem safar-se de uma situação e caem noutras piores.
Na sua opinião, uma mulher que é agredida pelo marido deve manter o casamento ou divorciar-se?
Depende do grau de agressão.
0 que é isso do grau de agressão?
Há o indivíduo que bate na mulher todas as semanas e há o indivíduo que dá um soco na mulher de três em três anos.
Então reformulo a questão: agressões pontuais justificam um divórcio?
Eu, pelo menos, se estivesse na parte da mulher que tives­se um marido que a amava verdadeiramente no resto do tempo, achava que não. Evidentemente que era um abuso, mas não era um abuso de gravidade suficiente para deixar um homem que a amava.
A questão do aborto é outro dos temas em que a Igreja recebe criticas...
Aí é um caso limite em que não há qualquer hipótese de a Igreja Católica vir a ceder. A Igreja entende que não temos direito sobre um nosso igual. A vida existe porque Deus quer.
Sem comentários.

Viva a República !

Foi comovedor ver ontem Cavaco Silva reconhecer o falhanço continuado das políticas educativas. Se há alguns anos tivesse defendido um novo olhar sobre a Escola, o antigo primeiro-ministro teria poupado muitas linhas presidenciais.

Amuo

Ao escutar o último disco dos Clã - que recomendo - 'descobri' a razão deste blog andar assim, aos solavancos, como que a precisar de um repasto de grupo para espevitar...
A faixa cinco é a minha preferida, definitivamente!

"vejo que estás mais crescida
já dobras a frustração
bates com a porta ao mundo
quando ele te diz não

envolves o teu espaço
na tua membrana ausente
recuas atrás um passo
para depois dar dois em frente

...amuar faz bem...

ficas descalça em casa
a fazer a tua cura
salva por um bom amuo
de fazer má figura

amanhã quando o mundo inteiro
vai perguntar onde foste
e tu dizes apenas
que saiste, viajaste (...)"

segunda-feira

As vidas dos outros


Há muito tempo não via um filme tão bom.