quinta-feira

Senhora presidente


Só ontem vi um episódio da Senhora Presidente. Um exemplo que as mulheres podem fazer de facto fazer a diferença no exercício do poder em termos de opções políticas. Espero que a ficção passe rapidamente a realidade. Enquanto isso não acontece recomendo a série. Para ver quarta-feira à noite na SIC os episódios mais atrasados estão a passar no "People + Arts" segunda-feira à noite.

2 comentários:

Eva Shanti disse...

Ando a seguir atentamente esta série. E quando não consigo ver na SIC sei que tenho sempre o People&Arts como backup.

Mais do que a intriga política, Mackenzie Allen tem de lidar com uma série de situações que acrescem ao facto de ser mulher e Presidente do EUA, como, por exemplo, o mal-estar do Primeiro Cavalheiro que não se revê no papel e que pode dar outro contributo ao país que não as questões protoculares (foi o que aconteceu com Hillary Clinton que espero ver um dia na Presidência dos States), o receio de Allen em dar ao marido funções de consultor na Casa Branca e a possibilidade de isso ser assumido como fraqueza ou dependência feminina do companheiro, a valsa de 2 líderes mundiais (Rússia e EUA)- um feito inédito, sem protocolo definido em que a preocupação foi a de quem liderava a dança.

Enfim, uma série de situações bem retratadas e que nos fazem pensar no estilo de liderança feminina (partindo do princípio que o há) e na falta de habituação das sociedades em ter mulheres a desempenhar altos cargos políticos.

Aconteceu no Egipto com Cleópatra, aconteceu no mundo muçulmando com Benazir Buto ou Indira Ghandi, vai acontecendo na América Latina, mas o mundo ainda olha com desconfiança e dificulta o trabalho das mulheres no poder.

Bjs

MBA disse...

Pois, a série tem alguma piada, mas se querem uma coisa a sério têm mesmo de ver Os Homens do Presidente - West WIng: os diálogos são mais ritmados, as situações são mais realistas e o nível intelectual da série é... como dizer... muito à frente

Às quintas e domingos no AXN (e, claro, em dvd - todos - na minha gaveta)!! :-)