terça-feira

Só mais um esforço...

9h00. A viagem de comboio com destino a Lisboa decorreu ao som de uma música pirosa cantarolada por uma miúda dos seus seis anos. Saltava e ria alto ao mesmo tempo que cantava. A mãe acompanhava-a com gritos: "Pára quieta e senta-te"; "Daqui a pouco apanhas"; "Senta-te"; "Ela hoje está saída da casca. Apanha uma palmada e fica bem". Ao assistir a esta cena não pude deixar de fazer o paralelo com outra situação que assisti no domingo passado na papelaria onde habitualmente compro o jornal. A filha da empregada estava escondida atrás do balcão. Não devia ter mais do que seis anos. E enquanto eu pagava ela disse "oh mãe, lê-me só mais um bocado da história". A resposta foi: "Oh 'x' já te disse para não chateares a mãe". Não quero estar a fazer considerações erradas sobre a vida dos outros, mas questiono-me se alguns pais não podem ser mais esforçados?
Fico mesmo triste quando me deparo com crianças carentes de atenção ou afecto. Bem sei que o cansaço é inimigo de tantas coisas, mas as crianças deviam ter sobretudo isso: atenção e afecto. E são quase sempre os pais que têm tempo para ver hora e meia de telenovela ou assistir à 'bola' entre rodadas de cervejas e tremoços que se esquecem dos direitos dos seus próprios filhos.

4 comentários:

  1. O pior é que pais desses (que são a maioria)nem se apercebem do mal que fazem.

    Vêem as crianças como coisas e não como pessoas. Com os velhos acontece o mesmo.

    Não precisamos ir muito longe. Na minha família (pais e irmãos) há gente assim. Eu sou a única pessoa que tem paciência para ouvir pela milésia vez uma mesma história contada pela minha avó sem lhe dizer "já sei essa história" e ignorá-la.

    Para ela é como se fosse a primeira vez que a conta e por isso devemos "brincar" o jogo dela.

    Mas só eu tenho essa paciência/sacrifício porque só eu me ponho realmente no lugar dela.

    ResponderEliminar
  2. Fazes bem...
    Com o meu avô também era assim. Ele adorava perguntar-nos sempre as mesmas coisas: "Quem foi o primeiro rei de Portugal? Quem plantou o pinhal de Leiria?" Desde pequeninas foi assim... hoje sinto saudades.

    ResponderEliminar
  3. Very cool design! Useful information. Go on! » »

    ResponderEliminar