quinta-feira

Smoking, no smoking

O Ministro da Saúde apresentou hoje um ante-projecto sobre a restrição do fumo em locais públicos. Correia de Campos pediu que a questão fosse debatida e eu, como sou bem mandada, cá estou a debatê-la.
Fui fumadora durante mais anos do que gosto de admitir. Deixei há perto de um ano mas continuo a achar - e os fumadores sabem bem de que é que estou a falar - continuo a achar, dizia, que fumar é um dos maiores prazeres do mundo.
Hoje já consigo resistir bem ao vício. Passam dias e dias sem pensar no cigarro. Orgulho-me de ter deixado e sinto os benefícios. No entanto, não sou contra o fumo. Não me incomoda. Além disso, rejeito instintivamente as proibições, as restrições da liberdade de cada um. Fumar é um direito que deve ser respeitado e os fumadores não podem, não devem ser tratados como leprosos.
Dito isto, confesso que o meu egoísmo me faz ficar contente com a multiplicação de locais sem tabaco. Uma incoerência que se deve ao facto de saber que sou, serei sempre uma fumadora e que quanto mais me proteger da tentação, mais fácil será a minha vida.
E vocês, fumam?

8 comentários:

  1. Mais um ponto para a 'ordem de trabalhos'. Será este um blog sem fumo? Ou um blog que fuma, mas não trava?

    P.S. - Marisa!!! 'tamos lixadas!Socorro...

    ResponderEliminar
  2. Por mim isto seria um blog azul, sem fumo. Porque há outros vícios muito mais interessantes :)

    ResponderEliminar
  3. Não. Desta vez não pretendia abrir polémica. Juro. Não quero um blogue sem fumo. Fumem, travem, sejam felizes ou deixem de fumar. O que quiserem. Era um desabafo. Uma pessoa abre o coração (ou os pulmões) e fica logo com a imagem de fundamentalista...

    ResponderEliminar
  4. Dizes que "Fumar é um direito que deve ser respeitado e os fumadores não podem, não devem ser tratados como leprosos"... Então e onde está a liberdade dos que não fumam - como eu - e têm que gramar com o fumo dos outros? Onde está a minha liberdade?

    ResponderEliminar
  5. Também concordo contigo Ana. Também acho que quem não fuma tem o direito de não gramar com o fumo dos outros. Acho que deve haver condições dignas para fumar e para não fumar. Eiu fui (sou) as duas coisas: fumadora e não fumadora. Percebo os dois lados. Tou dividida, pá.

    ResponderEliminar
  6. Já sou fã do vosso blogue, meninas. O vosso endereço já lá está, no Corta-Fitas. Bloguem sempre!

    ResponderEliminar
  7. Estaremos a ficar famosas? Qualquer dia ainda damos por nós a fazer bordados de Castelo Branco, ou renda de bilros....

    ResponderEliminar