quinta-feira

O futuro do cinema passa por aqui


Faltam poucos dias para a estreia do mais recente filme de Bruno de Almeida em versão DVD. Até lá, podem espreitá-lo aqui.
“Quando a Utopia de um bando de artistas em querer decidir o destino do seu próprio trabalho se mistura com o entusiasmo da criação e a facilidade da técnica, essa utopia torna-se uma realidade.” - Bruno de Almeida
Nunca se tinha “feito nada assim no cinema”. São vinte e quatro pequenas histórias filmadas em Nova Iorque, que foram colocadas na Internet à medida que iam sendo feitas.
É a primeira vez que um realizador na história do cinema tem a possibilidade de colocar um filme on-line e passado cinco minutos receber de outra parte do mundo um e-mail a comentar e dar sugestões”, descreve Bruno de Almeida. Uma comunidade de mais de 500 pessoas dos Estados Unidos, Europa, Rússia e Japão foram assim contribuindo com os seus comentários para o processo de construção das curtas-metragens, filmadas ao longo de quatro anos.
“The collection” é o resultado. O DVD é lançado na FNAC, na próxima semana.
O realizador português, que foi para Nova Iorque há mais de 20 anos, descreve este “working process” que começou antes do 11 de Setembro. O filme foi construído num “sistema de workshop” desenvolvido por um “bando de artistas” que junta o realizador e actores “amigos com as mesmas preocupações políticas e estéticas e desiludidos e frustrados com o sistema comercial” do cinema. Entre eles, John Ventimiglia que se celebrizou na série “Sopranos”.
A ideia do projecto era “criar um método de trabalho que não envolve-se muito dinheiro, nem o sistema de produção clássica, utilizando as tecnologias novas, a Internet, as câmaras digitais para poder criar filmes com um grupo de actores, sem “nenhuma limitação. Alguém do grupo tinha uma ideia que era depois trabalhada por todos seguindo-se os ensaios e o processo de reescrever os diálogos até às filmagens.
Um conceito de “obra aberta”.
“Um processo de construção da obra” que nunca tinha sido experimentado e que antecipa o “futuro do cinema”.

3 comentários:

dina disse...

Dois posts, uma foto... Ou estamos em férias ou em trabalho político...

madalena disse...

Prometo manter a regularidade com mais regularidade.

Nuno Pires disse...

A curta "Dog" é genial :)